Home Últimas Notícias Governo português aumento de 500% dos subsídios a produtores de cana na Madeira
Últimas Notícias

Governo português aumento de 500% dos subsídios a produtores de cana na Madeira

Compartilhar

Em um cenário de valorização da agricultura local, o governo regional da Madeira, de Portugal,  anunciou um aumento de 500% nos subsídios diretos aos produtores de cana-de-açúcar nos últimos dois anos. A medida foi destacada pela secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Fernandes, durante a XIX Feira Regional da Cana-de-Açúcar, encerrada nesta semana nos Canhas.

De acordo com a secretária, os valores por tonelada passaram de 20 euros em 2023 para 100 euros em 2024, com previsão de atingir 120 euros em 2025. Quando somados ao valor pago pelos engenhos (usinas), a remuneração total aos produtores chega a 600 euros por tonelada – podendo alcançar 630 euros no caso da produção orgânica.

“Este apoio reflete o papel estratégico da agricultura no desenvolvimento econômico da região e na preservação da paisagem que caracteriza a Madeira como destino turístico”, afirmou Fernandes, diante de um público formado por agricultores, representantes de usinas e autoridades locais.

A secretária destacou ainda as negociações entre produtores e usinas, que resultaram em um preço base de 480 euros por tonelada, complementado pelo subsídio governamental. “Reconhecemos o empenho de todos em valorizar a cana-de-açúcar, garantindo renda justa aos agricultores”, disse, com menção especial ao produtor Duarte Abreu e à Associação Acoeste.

O modelo português, ainda que em escala regional, chama atenção pela articulação entre governo, usinas e agricultores, combinando incentivos fiscais com valorização de mercado.

Com informações do Dnoticias, de Portugal

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump pode ter impacto maior no etanol do que no petróleo, diz Adriano Pires

Mais do que o setor de petróleo, o impacto da tarifa de...

Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...