Home Últimas Notícias Implementação do Código Florestal demora por contestação de ambientalistas, diz Arnaldo Jardim
Últimas Notícias

Implementação do Código Florestal demora por contestação de ambientalistas, diz Arnaldo Jardim

Compartilhar

O vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), avalia que a demora na implementação do Código Florestal Brasileiro deve-se em parte às contestações jurídicas que partiram de próprias entidades ambientalistas.

“O Código Florestal foi aprovado a duras penas com oposição das entidades ambientalistas que diziam que era o passaporte da devastação. A demora da implementação do Código se deve à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) colocada por entidades que se dizem amigas do meio ambiente”, afirmou Jardim.

A declaração aconteceu durante o evento “Pacto pelo Código Florestal”, realizado no Ministério de Gestão e Inovação, responsável pela gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O Código Florestal entrou em vigor em 2012, mas ainda não teve sua implementação concluída, como a regularização ambiental das propriedades rurais. “Somos a favor e achamos que demanda medidas adicionais como regularização fundiária, já que a maior parte do desmatamento ocorre em áreas ocupadas irregularmente nas fronteiras agrícolas”, afirmou Jardim no evento.

Jardim defendeu, ainda, que o desmatamento zero depende de políticas de incentivo. “Não poderá ser uma norma porque hoje há permissão muito pequena do desmatamento de forma controlada com a preservação do essencial do meio ambiente. Para irmos além disso, precisamos passar por incentivos e diálogo”, apontou o deputado.

Para aceleração do CAR, Jardim sugeriu ações de digitalização, desburocratização e fortalecimento das equipes de análises dos cadastros nos órgãos ambientais estaduais.

No evento, entidades do setor privado, público e do terceiro setor firmaram um pacto para dar escala à implementação do Código Florestal com “urgência e efetividade”.

Agência Estado| Isadora Duarte

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Consolidação no setor sucroenergético

E-Machine expande portfólio de ativos com a incorporação do complexo industrial da...

Últimas Notícias

Indústria de açúcar da África do Sul luta para sobreviver em meio à inércia do governo

A usina de Melville, fechada em 1978, simboliza o declínio de um...

Últimas Notícias

Programa de capacitação já responde por 29,2% do quadro operacional da CRV Industrial em MG

Iniciativa realizada em Capinópolis já teve 11 edições e resultou na contratação...

Últimas Notícias

EUA transformam carbono do milho em novo valor para o etanol

Novo crédito tributário cria incentivo econômico e valoriza práticas de conservação do...