Home Últimas Notícias Índia bate recorde de consumo de energia elétrica em plena onda de calor
Últimas Notícias

Índia bate recorde de consumo de energia elétrica em plena onda de calor

Compartilhar

A demanda de energia elétrica na Índia atingiu um novo recorde na quinta-feira, 21, no momento em que várias regiões do país enfrentam uma intensa onda de calor, anunciou o Ministério da Energia.

Um pico de demanda de 270,82 gigawatts (GW) foi registrado às 15h45 de quinta-feira, quando a temperatura era de 45,3°C em Nova Délhi, informou a pasta, ao destacar que a necessidade foi “suprida com sucesso”.

O recorde anterior no país, o terceiro maior emissor de gases do efeito estufa, havia sido registrado no dia anterior, com 265,44 GW.

O forte aumento da demanda “parece estar relacionado a um maior uso de aparelhos de ar-condicionado”, afirmou o ministério em um comunicado publicado na rede social X.

Quase 62% da demanda foi atendida com energia térmica (carvão) e 22% com energia solar, enquanto a eólica e a hidrelétrica representaram 5% cada uma e o restante foi obtido com outras fontes, segundo o governo.

Na quinta-feira, a temperatura alcançou 47,6°C na cidade de Banda, no estado de Uttar Pradesh, a 450 quilômetros ao sudeste de Nova Délhi.

O recorde nacional continua sendo de 51°C, registrado em 2016.

Agence France-Presse 

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

IAC e Better Beef firmam parceria para desenvolver batata-doce voltada à produção de etanol e biometano

Acordo prevê desenvolvimento de cultivares industriais com maior rendimento para biocombustíveis e...

Últimas Notícias

Estados Unidos mantêm cota mínima de importação de açúcar para 2027

USTR confirma volume mínimo previsto na OMC para açúcar bruto; Brasil é...

Últimas Notícias

Raízen nomeia Felix Faber como vice-presidente do conselho de administração

Executivo indicado pela Shell tem mais de 26 anos de experiência no...

Últimas Notícias

Petróleo fecha acima de US$ 100 pela primeira vez desde maio com tensões no Oriente Médio

Os preços do petróleo fecharam acima de US$ 100 nesta quinta-feira, 23,...