Home Últimas Notícias Índia poderá produzir 12,5% a mais de açúcar, segundo USDA
Últimas Notícias

Índia poderá produzir 12,5% a mais de açúcar, segundo USDA

Compartilhar

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou sua segunda estimativa para a produção de açúcar da Índia na temporada 2023/24 e projetou uma safra de 36 milhões de toneladas, ante 32 milhões de toneladas no ano anterior, um crescimento de 12,5%.

Conforme o adido agrícola do USDA, uma parcela significativa da cana-de-açúcar do país será usada pela indústria de etanol em 2023/24. Como resultado, a oferta doméstica de açúcar provavelmente não será suficiente para atender a demanda em 2023/24.

Segundo a USDA, as exportações de açúcar no ciclo que inicia em outubro deverão totalizar 6,5 milhões de toneladas, ante as sete milhões estimadas anteriormente e na comparação com as 7,433 milhões de toneladas projetadas para 2022/23.

“O governo da Índia provavelmente continuará limitando as exportações de açúcar em 2023/24, com o intuito de controlar a inflação dos alimentos e a oferta interna da commodity”, salientou o adido.

Em análise recente, a hEDGEpoint manteve sua expectativa de produção de 31,4 milhões de t para a Índia, considerado ausência de exportações indianas. Segundo Lívea Coda, analista de Açúcar e Etanol da hEDGEpoint Global Markets, parte da redução observada na estimativa da Índia (1,3 milhões de t em exportações) foi compensada pela maior disponibilidade do Brasil, mas ainda sim está longe de ser suficiente para evitar um déficit durante o primeiro e segundo trimestre de 2024.

“Estimamos 31,4 milhões de t e não alteramos nossos números desde então. Estávamos pessimistas, pois algum efeito do padrão climático poderia induzir um mau desenvolvimento da cana e a perda de sacarose e, portanto, estamos quase 2 milhões abaixo da média do mercado”, afirmou a especialista.

Os estoques de açúcar da Índia, segundo o USDA, deverão encerrar o ciclo 2023/24 em 5,3 milhões de toneladas, ante 9,5 milhões em 2022/23, por conta do maior desvio de cana para a produção de etanol e da produção menor do adoçante nessa temporada.

Em função da menor produção em 2022/23 e da meta nacional de adição de 20% de etanol à gasolina até 2025, as usinas da Índia iniciarão uma safra tendo que lidar com uma queda nos estoques de açúcar pela primeira vez na história.

O consumo doméstico de açúcar na Índia em 2023/24, ainda conforme o adido do USDA, vai aumentar para 30,506 milhões de toneladas, ante 29,567 milhões em 2022/23.

Com informações da Agência Safras/Fábio Rübenich
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...