Home Últimas Notícias Índia poderá produzir 12,5% a mais de açúcar, segundo USDA
Últimas Notícias

Índia poderá produzir 12,5% a mais de açúcar, segundo USDA

Compartilhar

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou sua segunda estimativa para a produção de açúcar da Índia na temporada 2023/24 e projetou uma safra de 36 milhões de toneladas, ante 32 milhões de toneladas no ano anterior, um crescimento de 12,5%.

Conforme o adido agrícola do USDA, uma parcela significativa da cana-de-açúcar do país será usada pela indústria de etanol em 2023/24. Como resultado, a oferta doméstica de açúcar provavelmente não será suficiente para atender a demanda em 2023/24.

Segundo a USDA, as exportações de açúcar no ciclo que inicia em outubro deverão totalizar 6,5 milhões de toneladas, ante as sete milhões estimadas anteriormente e na comparação com as 7,433 milhões de toneladas projetadas para 2022/23.

“O governo da Índia provavelmente continuará limitando as exportações de açúcar em 2023/24, com o intuito de controlar a inflação dos alimentos e a oferta interna da commodity”, salientou o adido.

Em análise recente, a hEDGEpoint manteve sua expectativa de produção de 31,4 milhões de t para a Índia, considerado ausência de exportações indianas. Segundo Lívea Coda, analista de Açúcar e Etanol da hEDGEpoint Global Markets, parte da redução observada na estimativa da Índia (1,3 milhões de t em exportações) foi compensada pela maior disponibilidade do Brasil, mas ainda sim está longe de ser suficiente para evitar um déficit durante o primeiro e segundo trimestre de 2024.

“Estimamos 31,4 milhões de t e não alteramos nossos números desde então. Estávamos pessimistas, pois algum efeito do padrão climático poderia induzir um mau desenvolvimento da cana e a perda de sacarose e, portanto, estamos quase 2 milhões abaixo da média do mercado”, afirmou a especialista.

Os estoques de açúcar da Índia, segundo o USDA, deverão encerrar o ciclo 2023/24 em 5,3 milhões de toneladas, ante 9,5 milhões em 2022/23, por conta do maior desvio de cana para a produção de etanol e da produção menor do adoçante nessa temporada.

Em função da menor produção em 2022/23 e da meta nacional de adição de 20% de etanol à gasolina até 2025, as usinas da Índia iniciarão uma safra tendo que lidar com uma queda nos estoques de açúcar pela primeira vez na história.

O consumo doméstico de açúcar na Índia em 2023/24, ainda conforme o adido do USDA, vai aumentar para 30,506 milhões de toneladas, ante 29,567 milhões em 2022/23.

Com informações da Agência Safras/Fábio Rübenich
Compartilhar

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços do etanol acumulam queda de mais de 12% no primeiro trimestre da safra 2026/27, aponta Cepea

Maior oferta de etanol de cana e de milho pressionou as cotações...

Últimas NotíciasOpinião

Jalles segue bem preparada para mudanças, mas margens estão limitadas

Por Daniel Cobucci* O BB Investimentos esteve presente no Jalles Day 2026,...

Últimas Notícias

UNICA defende política brasileira para o etanol em audiência pública nos Estados Unidos

Entidade afirma que tarifa de importação está em conformidade com as regras...

Últimas Notícias

Petróleo volta a níveis pré-guerra do Irã com aumento da oferta

Os preços do petróleo fecharam esta segunda-feira, 6, em níveis próximos aos...