Home Últimas Notícias Indonésia aposta no etanol como combustível renovável
Últimas Notícias

Indonésia aposta no etanol como combustível renovável

Compartilhar

A Indonésia retomará o programa de mistura de etanol na gasolina como parte da estratégia para expandir renováveis. A medida foi confirmada pelo ministro de energia e recursos minerais, Arifin Tasrif, durante o seminário Mobilidade Sustentável: Ethanol Talks, nesta segunda-feira, 9, em Jacarta.

O Programa de Bioetanol de Cana-de-Açúcar para Segurança Energética foi lançado em 2015 e tinha por meta de chegar a 2025 com 20% de mistura, mas foi suspenso em 2020. Em junho deste ano, a empresa estatal de energia anunciou o início das vendas de gasolina com 5% de etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, em duas cidades – Jacarta e Surabaya.

“Estamos realizando os estudos para o plano de misturar o combustível com 7% de etanol. O objetivo é descobrir o quanto as emissões podem ser reduzidas com esse produto de combustível limpo”, disse Arifin Tasrif. Segundo ele, um dos desafios do programa etanol é garantir a disponibilidade do biocombustível e demais produtos derivados da cana-de-açúcar no país.

Estima-se que a implementação de um mandato de mistura de E10 na Indonésia exigiria a produção de 890 milhões de litros de etanol por ano. O país tem como objetivo produzir 1,2 bilhão de litros de etanol de cana-de-açúcar até 2030.

É justamente nesse contexto que a experiência brasileira de mais de 40 anos de produção e uso do etanol nos veículos leves pode contribuir. “Assim como o Brasil, a Indonésia possui vocação para a agroindústria e pode acelerar o processo para baixo carbono apostando em uma solução pronta, disponível e efetiva para a descarbonização. Estamos aqui para oferecer cooperação”, afirmou o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Evandro Gussi.

No evento, o ministro de relações exteriores do Brasil, embaixador Mauro Vieira, destacou a importância de se construir uma estratégia de bioenergia abrangente, sustentável, inteligente e em larga escala para a bioenergia. Vieira também reforçou que não existe uma solução única quando se trata de transição energética.

“O Brasil acredita que cada país deve ser capaz de escolher os caminhos tecnológicos que melhor se adequam a suas prioridades e realidades nacionais em seus esforços para descarbonizar o setor de energia e avançar em direção a uma economia de baixo carbono ou neutra em carbono”, afirmou, dirigindo-se à plateia de mais de 160 pessoas reunidas para debater mobilidade sustentável.

Segurança energética também foi a agenda destacada pelo chefe da divisão de energia renovável da Agência Internacional de Energia (AIE), Paolo Frankl, que participou de painel sobre políticas públicas. Ele reforçou a importância do compartilhamento de informações entre países da Ásia, América Latina e África.

Frankl lembrou o reconhecimento ao papel do etanol e outros renováveis com o lançamento da Aliança Global para os Biocombustíveis (GBA), liderada pela Índia, Brasil e Estados Unidos no âmbito do G20. “A Agência Internacional de Energia está pronta para apoiar a GBA”, afirmou.

A Índia, que neste ano preside o G20, compartilhou no Ethanol Talks Indonesia a experiência de cooperação com o Brasil no desenvolvimento do programa etanol indiano, que antecipou em cinco anos, para 2025, a meta de mistura de 20% na gasolina. Atualmente, a mistura de etanol está entre 10% e 12%.

O Ethanol Talks Indonésia é o nono seminário do programa de promoção internacional do biocombustível, o primeiro realizado sob a bandeira do GBA. Participaram do evento especialistas dos setores sucroenergético, automotivo e de energia, representantes de diversas embaixadas, além de estudantes universitários das áreas de tecnologia ambiental, transporte e logística.

O seminário é promovido pela Unica, pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Embaixada do Brasil em Jacarta.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Consolidação no setor sucroenergético

E-Machine expande portfólio de ativos com a incorporação do complexo industrial da...

Últimas Notícias

Indústria de açúcar da África do Sul luta para sobreviver em meio à inércia do governo

A usina de Melville, fechada em 1978, simboliza o declínio de um...

Últimas Notícias

Programa de capacitação já responde por 29,2% do quadro operacional da CRV Industrial em MG

Iniciativa realizada em Capinópolis já teve 11 edições e resultou na contratação...

Últimas Notícias

EUA transformam carbono do milho em novo valor para o etanol

Novo crédito tributário cria incentivo econômico e valoriza práticas de conservação do...