Home Últimas Notícias Isenção do imposto sobre combustível deve atingir a indústria de açúcar e etanol
Últimas Notícias

Isenção do imposto sobre combustível deve atingir a indústria de açúcar e etanol

etanol
Compartilhar

Empresas brasileiras envolvidas nas cadeias de produção de açúcar e etanol poderão ser  impactadas negativamente depois que o novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, surpreendeu os mercados com um decreto que mantém os combustíveis isentos de impostos federais, disseram analistas na terça-feira.

A indústria de açúcar e etanol, bem como os comerciantes internacionais de açúcar, esperavam amplamente a retomada dos impostos federais sobre gasolina e etanol, conforme indicado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada. Mas um dos primeiros atos do governo foi publicar um decreto na segunda-feira mantendo os combustíveis isentos. Em resposta, os contratos futuros de açúcar bruto em Nova York caíram quase 2% na terça-feira.

“A política venceu a economia”, disse a corretora Marex em nota, conforme divulgado pela Reuters. “Em nossa perspectiva, esta medida pode ter efeitos negativos no setor de S&E, pois mantém os preços do etanol abaixo da previsão do mercado, enquanto a expectativa era de aumento dos preços do etanol no início de 2023”, disse o Citi Research para a Reuters.

Como os impostos federais – Pis-Cofins – costumam ser mais pesados ​​para a gasolina, seu retorno foi amplamente visto como positivo para o etanol, que poderia ganhar mercado, e consequentemente positivo também para os preços do açúcar, já que as usinas teriam um incentivo para produzir mais do biocombustível e menos açúcar.

O grupo sucroalcooleiro Unica disse que o novo governo se tornou “cúmplice” do ataque ao meio ambiente iniciado no governo anterior, acrescentando que a medida contradiz o discurso de Lula na COP 27 da ONU, encontro do clima em novembro.

Informações da Reuters, com edição e tradução RPAnews

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Nomeações de Artur Watt Neto e Pietro Mendes para a ANP são publicadas no DOU

Nesta sexta-feira, 29, o Diário Oficial da União (DOU) incluiu a publicação...

DestaqueÚltimas Notícias

Inpasa e Amaggi planejam investir mais de R$ 10 bilhões em usinas de etanol de milho

A Inpasa, maior produtora de etanol de milho do Brasil, e a...

DestaqueÚltimas Notícias

ISO prevê déficit global de 231 mil toneladas de açúcar em 2025/26

A Organização Internacional do Açúcar (ISO) espera que o déficit no mercado...

DestaqueÚltimas Notícias

GVO diz que não é investigada em esquema do PCC e que colabora com autoridades

O Grupo Virgolino de Oliveira (GVO), de açúcar e etanol, afirmou que...