Home Últimas Notícias Irrigação por aspersão aumenta lucratividade e proteção de frutas contra geadas e calor excessivo
Últimas Notícias

Irrigação por aspersão aumenta lucratividade e proteção de frutas contra geadas e calor excessivo

Compartilhar

Cases de sucesso da multinacional israelense Rivulis comprovam eficiência da tecnologia de irrigação nas lavouras

A irrigação localizada tem se tornado a cada safra protagonista quando o assunto é produtividade e garantia de uma boa colheita. Sua relevância aumenta ainda mais diante das oscilações climáticas e econômicas. Isto significa que sistemas de irrigação eficientes são essenciais para manter o rendimento das culturas e garantir ainda a segurança alimentar.

Estudos apontam também que a melhoria das práticas de irrigação pode elevar a produtividade das lavouras em até 50%. Isto aumenta, claro, a rentabilidade e contribui para as economias locais e nacionais, apoiando a criação de emprego e o potencial de exportação. Muitas fazendas já têm aderido a esta forte tendência, com destaque para as que cultivam frutas, que são produtos delicados com relação a sabor, aparência e tempo de prateleira. Este é o caso de dois dos clientes da multinacional israelense Rivulis em Israel e África do Sul.

Na fazenda Gold Tree Farms, na África do Sul, a adoção da irrigação por gotejamento levou a um impressionante aumento de 50% na produção de kiwis. Esta transformação demonstra a eficácia das soluções. Cerca de 85% do que é produzido no local é exportado, e por isso é fundamental manter os frutos sempre com alta qualidade. Para isso, a propriedade utiliza os gotejadores Supertif da Rivulis, assegurando uma distribuição de água eficiente. A solução é empregada também nas extensas operações de viveiros com as mudas das frutas.

Eran Ossmy, presidente de micro-irrigação da multinacional, enfatiza a importância dessas inovações para a agricultura mundial. “Nossa vasta gama de soluções foi idealizada para satisfazer as diversas necessidades agrícolas, como o caso da Gold Tree Farms. Ao otimizar a irrigação estamos a ajudando-os a aumentar a sua produtividade e a promover práticas mais sustentáveis”, diz.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

SLC Agrícola projeta alta de 2,2% na área plantada na safra 2026/27

Companhia prevê expansão do algodão de segunda safra e da soja, além...

Usina Coruripe
DestaqueÚltimas Notícias

Usina Coruripe registra ganhos de produtividade e EBITDA de R$ 397,4 milhões na safra 2026/27

Moagem avançou 7,7% e produtividade agrícola cresceu 19% no acumulado até agosto;...

Últimas Notícias

[Opinião] Solo, clima e resiliência: Os pilares de uma agricultura preparada para o futuro

Por José Olavo Vendramini* As mudanças climáticas vêm impondo novos desafios à...

Últimas Notícias

Agência dos Estados Unidos eleva chance de El Niño muito forte e alerta agro

NOAA indica 81% de probabilidade de intensidade máxima entre outubro e dezembro,...