Home Últimas Notícias Lei da reciprocidade pode ser carta na manga para Brasil, segundo Lupion
Últimas Notícias

Lei da reciprocidade pode ser carta na manga para Brasil, segundo Lupion

Compartilhar

O projeto de lei da reciprocidade econômica (PL 2088/2023), aprovado de forma unânime ontem, 01, pelo Senado Federal, poder ser uma carta na manga diante do que o presidente Donald Trump pode anunciar.

De acordo com Pedro Lupion, deputado e presidente da FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio), países como China, União Eurpeia e o próprio Estados Unidos, já tem uma lei parecida para usar como carta na manga.

“Não sabemos o que vem por aí. Estamos fazendo a nossa parte, que é ter uma lei que dê segurança comercial para o Brasil. Ainda mais com o enfraquecimento de entidades como a OMC e OCDE que faziam esse papel de mediação. Fizemos uma votação unânimidade e na Câmara eu espero que sigamos pelo mesmo caminho”, disse Lupion durante evento Cana Summit, realizado em Brasília.

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), responsável pela votação em plenário, reforçou o apelo da relatora, Tereza Cristina (PP-MS), para uma rápida apreciação na Câmara e destacou o papel da oposição na aprovação do PL da Reciprocidade.

“Esta matéria é de central interesse para o Brasil, tanto que é relatada e foi apresentada por parlamentares de oposição, e tem total apoio do governo”, destacou Randolfe.

A relatora ressaltou que o PL não é uma “arma” contra o governo norte-americano. “O projeto ajuda o Brasil a ter contramedidas para ter ferramentas se tivermos tarifas injustas de outros países. O Brasil não é um país que afronta e retalia, mas precisa ter ferramentas para poder barrar medidas que sejam nocivas”, afirmou Tereza, conforme divulgação na CNN.

Natália Cherubin com informações da CNN

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...