Home Últimas Notícias Lula quer acordo entre Mercosul e Indonésia e defende quadruplicar uso de biocombustíveis
Últimas Notícias

Lula quer acordo entre Mercosul e Indonésia e defende quadruplicar uso de biocombustíveis

Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 23, que pretende avançar nas negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e a Indonésia e afirmou que o Brasil vai propor durante a cúpula climática das Nações Unidas COP30, que será realizada mês que vem em Belém, a quadruplicação do uso de combustíveis sustentáveis.

“Em dezembro de 2023, na última presidência brasileira do Mercosul, fechamos um acordo com Singapura. Durante nossa atual presidência, até o final do ano, vamos avançar nas tratativas para um acordo de comércio preferencial Mercosul e a Indonésia”, disse Lula, em discurso durante Fórum Empresarial Indonésia-Brasil, em Jacarta.

“Menos de vinte dias nos separam da COP30. Quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis é uma das propostas que levaremos a Belém”, afirmou.

Lula também disse que a criação de um conselho nacional sobre minerais críticos, vinculado à Presidência da República, é um passo importante para a soberania brasileira sobre o setor e afirmou que o Brasil não pretende ser um “mero exportador de commodities”.

“Apesar de termos só 30% da riqueza mineral devidamente mapeada, já contamos com 10% das reservas mundiais de minerais críticos, essenciais para a transição energética. A criação de um Conselho Nacional de Minerais Críticos, vinculado à Presidência da República, será um passo para garantir a soberania”, disse.

Ele ainda complementou: “Queremos agregar valor em nosso território, com responsabilidade ambiental e respeito às comunidades locais”.

Em sua fala, Lula disse ainda que o Pix e o sistema de pagamento indonésio QRIS podem servir de inspiração para outros países do Brics com vista à realização de comércio em moeda local entre as nações.

“No âmbito do Brics, o Pix brasileiro e o QRIS indonésio oferecem modelos de sistemas de pagamentos eficazes e acessíveis, que podem inspirar medidas que facilitarão o comércio em moedas locais entre os países do bloco. Esse movimento também faz parte de uma estratégia mais ampla do Brasil de diversificar parcerias e facilitar o comércio”, disse.

“Como a Indonésia, o Brasil se opõe a medidas unilaterais e coercitivas que distorcem o comércio e limitam a integração econômica”, acrescentou.

Reuters| Eduardo Simões

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Atraso na moagem pode deixar até 54,5 milhões de toneladas de cana-bis no Centro-Sul

Consultoria projeta moagem entre 622 milhões e 643,3 milhões de toneladas em...

Últimas Notícias

Fitch rebaixa rating da Raízen para default restrito após aprovação de plano de reestruturação

Agência considera que suspensão de pagamentos e capitalização de juros configuram inadimplência...

Últimas Notícias

Copersucar inicia fornecimento regular de etanol para navios no Porto de Santos

Após operação pioneira em julho, abastecimento passa a integrar a rotina de...

Últimas Notícias

Açúcar cai ao menor nível em duas semanas em NY, pressionado por fundos e maior oferta

Melhora do clima no Centro-Sul do Brasil e decisão da Índia ampliam...