Home Agrícola Média do TCH subiu para 76 t/ha no Centro-Sul
AgrícolaÚltimas Notícias

Média do TCH subiu para 76 t/ha no Centro-Sul

Compartilhar

A produtividade agrícola do canavial do Centro-Sul do Brasil aumentou 5% no acumulado da safra 2022/23 até agosto, beneficiada por chuvas favoráveis. A média de produtividade subiu de 72,3 toneladas por hectare para 76 t/ha na safra atual, de acordo com dados recentes do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira).

A recuperação da produtividade na principal região produtora de cana do país deve colaborar para um aumento na safra 2022/23, que começou atrasada, com usinas aguardando o melhor momento para iniciar os trabalhos.

Analistas têm notado uma recuperação na produtividade da safra atual ante a temporada passada, quando a seca e geada causaram estragos nas lavouras.

Com exceção de Mato Grosso do Sul, o levantamento do CTC mostra uma produtividade dos canaviais superior ante a safra passada em todas as regiões do centro-sul.

“Os destaques positivos continuam sendo as regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, com ganhos na produtividade acumulada de 17,2% e 10,7%, respectivamente”, disse o CTC em nota, lembrando que as duas regiões sofreram muito com as secas de 2020 e 2021.

Por outro lado, houve uma pequena queda do Açúcar Total Recuperável (ATR). O boletim da empresa indica um cenário em agosto semelhante ao de julho, com variações negativas em praticamente todas as regiões.

“As exceções são os Estados de Minas Gerais e Goiás, onde o elevado déficit hídrico e o armazenamento de água no solo inferior a 15% favorecem o acúmulo de sacarose e, em consequência, maiores valores de ATR”, afirmou o CTC em seu boletim.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Usinas tentam barrar pedido para que STF suspenda ações de preço e precatórios do setor

Precatórios “podres” na carteira do Banco Master motivaram AGU a pedir suspensão...

AgrícolaDestaquePopularÚltimas Notícias

El Niño exige maior atenção ao manejo da irrigação nos canaviais, alerta especialista

Monitoramento da umidade do solo e da demanda hídrica da cana-de-açúcar é...

Últimas Notícias

Zilor anuncia oferta de R$ 500 milhões em títulos do agronegócio

Operação será realizada por meio da Açucareira Quatá, com coordenação do Bradesco...

Últimas Notícias

Czarnikow eleva estimativa de déficit global de açúcar em 2026/27 para 500 mil toneladas

A trading Czarnikow elevou sua estimativa de déficit global de açúcar na...