Home Últimas Notícias Mercado spot de açúcar segue lento em São Paulo com compradores à espera de novas quedas
Últimas Notícias

Mercado spot de açúcar segue lento em São Paulo com compradores à espera de novas quedas

Compartilhar

Liquidez reduzida marca início da safra, enquanto oferta restrita de açúcar de melhor qualidade sustenta resistência das usinas nos preços

O mercado spot paulista de açúcar cristal continuou operando em ritmo lento na semana passada, em meio à postura retraída dos compradores e à expectativa de novas quedas nos preços. Segundo levantamento do Cepea, a baixa liquidez segue predominando neste início de safra, período tradicionalmente marcado por ajustes operacionais entre compradores e vendedores.

De acordo com pesquisadores do Centro de Pesquisas, muitas negociações continuam concentradas no açúcar de coloração mais escura e de menor qualidade, enquanto a oferta de produto de melhor padrão permanece mais restrita no mercado paulista.

Neste cenário, as usinas vêm resistindo à aceitação de preços mais baixos, sustentando as ofertas e limitando o fechamento de novos negócios. Segundo o Cepea, compradores seguem priorizando o cumprimento de contratos previamente firmados, reduzindo a necessidade de aquisições no mercado spot.

Pesquisadores destacam ainda que, apesar da expectativa de oferta abundante ao longo da safra 2026/27, projeções recentes já apontam recuo no ATR médio da cana e um mix de produção mais direcionado ao etanol, fatores que podem restringir a disponibilidade de açúcar no curto prazo.

No cenário internacional, os preços do açúcar demerara negociados na Bolsa de Nova York (ICE Futures) perderam força ao longo da última semana, pressionados pelo avanço das exportações da Tailândia nos primeiros quatro meses de 2026.

Segundo o Cepea, uma recuperação mais consistente das cotações domésticas dependerá principalmente de sinais externos, sobretudo de uma valorização mais firme do contrato nº 11 do açúcar bruto negociado na ICE Futures, em Nova York.

Compartilhar

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Mercado de açúcar deve registrar pequeno déficit em 2026/27, diz corretora Czarnikow

O mercado global de açúcar apresentará um déficit modesto de 600 mil...

Últimas NotíciasOpiniãoPopular

Terceirizar a gestão agrícola significa perder o controle da operação?

Essa talvez seja uma das maiores barreiras culturais quando discutimos novos modelos...

Últimas Notícias

ANP monitora abastecimento de combustíveis no Norte para reduzir impacto do El Niño

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que...