Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Milho: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta

Publicado

em

O mercado brasileiro de milho enfrenta um cenário marcado por uma colheita adiantada da segunda safra, especialmente em Mato Grosso e Paraná, onde mais da metade das áreas já foram colhidas. Apesar da produção elevada, os preços continuam em queda, refletindo o baixo ritmo de negócios tanto no mercado spot quanto internacional.

Segundo pesquisadores do Cepea, a demanda por milho tem sido cautelosa, com consumidores preferindo lotes negociados antecipadamente ou realizando compras pontuais de curto prazo. Esse comportamento dos compradores tem contribuído para pressionar os preços para baixo, em um contexto de oferta abundante e déficit nacional de armazenagem, o que aumenta a pressão por vendas por parte dos produtores conforme avança a colheita.

A colheita em Mato Grosso e no Paraná, dois principais estados produtores de segunda safra, já ultrapassa a metade das respectivas áreas. Pesquisadores do Cepea ressaltam que, com a produção elevada, o baixo ritmo de negócios e também a demanda internacional enfraquecida, além do déficit nacional de armazenagem, produtores vêm demonstrando maior necessidade de venda, reforçada conforme a colheita avança. Nesse cenário, os preços seguem em queda, ainda segundo levantamento do Cepea.

“Além disso, as condições climáticas continuam sendo um fator de monitoramento para os agricultores. Enquanto chuvas limitam o avanço da colheita em algumas regiões do Sul e Sudeste, o tempo seco no Centro-Oeste levanta preocupações quanto à possível redução na produtividade”, afirmaram os analistas.

Com informações do Cepea.

 

 

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade