Home Últimas Notícias Milho: exportação brasileira deve ter aumento de 16%
Últimas Notícias

Milho: exportação brasileira deve ter aumento de 16%

Compartilhar

A expectativa para a exportação brasileira de milho é a melhor possível, segundo o Itaú BBA. Isso, porque desde o final do ano passado, a China habilitou mais de 440 plantas para embarques do cereal ao país. Nos primeiros seis meses do ano comercial (fev-jul), a exportação de milho ficou bem acima dos respectivos meses do ano passado, com crescimento de 27,9% sobre o mesmo período de 2022. O USDA projeta a exportação brasileira da safra 2022/23 em 56 milhões de toneladas, aumento de 16% sobre a safra passada o que, se confirmado, será recorde.

A demanda chinesa, segundo análise do banco Itaú BBA, deve continuar forte, uma vez que os asiáticos seguem buscando independência do milho americano e estão vindo buscar no Brasil, onde tem oferta e preço competitivo. Já a Argentina, assim como para a soja, apresenta uma grande quebra de safra para o milho, reduzindo o potencial de exportação e a Ucrânia segue enfrentando dificuldades relacionadas com a guerra em seu território.

“Tudo isso abre uma janela de oportunidade para o milho brasileiro no mercado internacional. A projeção para a produção brasileira da segunda safra do cereal é de 100 milhões de toneladas, com alguns agentes do mercado falando em números de até 105 milhões de toneladas. Sendo assim, é possível exportar as 56 milhões de toneladas e manter o balanço interno equilibrado, com estoques finais entre 9 e 10 milhões de toneladas”, disseram os analistas no  último report sobre exportações.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Raízen vende operações na Argentina por US$ 1,42 bilhão

Transação com empresas controladas pela Mercuria faz parte da estratégia de simplificação...

Últimas Notícias

Analistas acreditam que Raízen pretende vender ativos de distribuição de combustíveis

Companhia protocolou plano de segregação de ativos; no mercado, a leitura é...

Últimas Notícias

JetBio garante área em Paulínia para construir megaplanta de SAF a partir de etanol

Projeto prevê decisão final de investimento em 2027 e início da produção...

Últimas Notícias

E32 deve elevar demanda por etanol, mas não eliminar risco de sobreoferta, avalia Fitch

Agência estima ganho de cerca de 1 bilhão de litros na demanda...