Home Últimas Notícias Minas Gerais terá proposta de revisão do ICM até setembro
Últimas Notícias

Minas Gerais terá proposta de revisão do ICM até setembro

Compartilhar

Na última sexta-feira, 20, o governador Romeu Zema (Novo) revelou que o Estado apresentará uma proposta de um novo regulamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). O projeto tem previsão de conclusão até setembro.

A última revisão do imposto foi feita pelo governo em 2002. A regulamentação será por meio de decreto da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). De acordo com o Jornal Estado de Minas, o projeto não prevê mudanças nas alíquotas sobre produtos e serviços para consumidores finais, mas cria facilidades para as empresas gerirem seus negócios.

Zema fez o anúncio durante o encerramento do 1° Congresso de Direito Empresarial, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. “O ICMS infelizmente se transformou numa colcha de retalhos. Vamos escutar todos os interessados, que são os pagadores de impostos”, disse o governador.

A iniciativa prevê a revisão de normas para facilitar a compreensão, reduzir a burocracia, ampliar a transparência e reforçar a segurança jurídica tributária. O texto buscará uma padronização da redação, para que institutos jurídicos iguais sejam referenciados de maneira uniforme, além de simplificação das obrigações acessórias retirando as exigências que não se adequam mais ao atual contexto tecnológico.

A ideia é levar para a sociedade a proposta e instruções para que sejam apresentadas sugestões para aprimorar o texto final. Os representantes das empresas terão dois meses para apresentar sugestões no projeto até ser incorporada ao regulamento do ICMS.

Com informações do Estado de Minas

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Copersucar apresenta BioRota, maior operação de logística sustentável movida a biometano do Brasil

Projeto já substituiu 5 milhões de litros de diesel e evitou emissão...

Últimas Notícias

Licenças para projetos de biometano crescem mais de 235% em São Paulo em 2025

Interior paulista concentra 94% das iniciativas, com avanço puxado pelos setores de...

Últimas NotíciasOpinião

O Brasil entende mesmo o papel do agro num mundo instável?

João Guilherme Ometto* Estudo publicado pela Organização das Nações Unidas para a...

Últimas Notícias

ISO prevê que mercado global de açúcar entre em déficit em 2026/27

A Organização Internacional do Açúcar (ISO, na sigla em inglês) espera que...