Home Últimas Notícias Ministro destaca potencial para mais parcerias com o Vietnã na área de biocombustíveis
Últimas Notícias

Ministro destaca potencial para mais parcerias com o Vietnã na área de biocombustíveis

biocombustiveis
Compartilhar

Alexandre Silveira afirmou que o Brasil pode ser o maior fornecedor de insumo para o país ampliar sua produção de combustíveis mais sustentáveis

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou neste sábado, 29, do Fórum Econômico Brasil-Vietnã, em Hanói, e destacou as possibilidades de cooperação na área de energia entre os dois países. O ministro integrou a comitiva liderada pelo presidente Lula à Ásia.

Durante a sessão que discutiu a cooperação energética, Silveira enfatizou o trabalho pela transição energética justa e inclusiva e o trabalho para ampliar as matrizes energéticas mais renováveis e garantir segurança alimentar para a população. O ministro destacou, ainda, a possibilidade de ampliar as parcerias na área dos biocombustíveis.

“Tal como no Brasil, a produção de cana-de-açúcar é relevante para a economia do Vietnã. Isso faz com que nossos países estejam muito bem posicionados para avançar na pauta dos biocombustíveis”, afirmou o ministro, que seguiu: “Já temos uma robusta parceria comercial, com destaque para os grãos secos de destilaria, mas podemos mais. O Brasil pode ser o maior fornecedor do Vietnã de insumos para biocombustíveis”.

Silveira ressaltou o protagonismo brasileiro com a lei do Combustível do Futuro, proposta do governo do presidente Lula que aprimorou o marco legal e regulatório para os biocombustíveis e criou mandados para diesel verde e combustível sustentável de aviação (SAF), por exemplo.

“Temos condições de ampliar nossas parcerias em outras frentes, como SAF, biocombustíveis marítimos e em minerais estratégicos. Estamos de portas abertas para compartilhar com vocês nossa experiência, estreitar parcerias comerciais e caminhar juntos na descarbonização da matriz energética do planeta, fortalecendo a nova economia, a verde”, finalizou Alexandre Silveira.

Por fim, o ministro ainda convidou os representantes do país asiático para participar do Summit de Planejamento Global para a Transição Energética em junho, no Rio de Janeiro, e para a COP 30, que será realizada no Brasil em novembro em Belém (PA).

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços do etanol despencam nas usinas enquanto valores nos postos têm leve recuo

Os preços do etanol nas usinas de São Paulo registraram queda de...

Últimas Notícias

Rubi S.A. de Uruaçu recebe visita de lideranças industriais e reforça protagonismo no setor bioenergético goiano

Unidade no Norte de Goiás destaca impacto econômico e social na região,...

Últimas Notícias

Preço do diesel dá trégua em abril após subir de 22% desde o início do conlfito EUA-Irã

Dados da Veloe destacam que os preços dos combustíveis atingiram pico no...

Últimas Notícias

Governo de São Paulo anuncia R$ 455 milhões em crédito, seguro e máquinas agrícolas

O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 28, durante a Agrishow,...