Home Últimas Notícias Ministro destaca potencial para mais parcerias com o Vietnã na área de biocombustíveis
Últimas Notícias

Ministro destaca potencial para mais parcerias com o Vietnã na área de biocombustíveis

biocombustiveis
Compartilhar

Alexandre Silveira afirmou que o Brasil pode ser o maior fornecedor de insumo para o país ampliar sua produção de combustíveis mais sustentáveis

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou neste sábado, 29, do Fórum Econômico Brasil-Vietnã, em Hanói, e destacou as possibilidades de cooperação na área de energia entre os dois países. O ministro integrou a comitiva liderada pelo presidente Lula à Ásia.

Durante a sessão que discutiu a cooperação energética, Silveira enfatizou o trabalho pela transição energética justa e inclusiva e o trabalho para ampliar as matrizes energéticas mais renováveis e garantir segurança alimentar para a população. O ministro destacou, ainda, a possibilidade de ampliar as parcerias na área dos biocombustíveis.

“Tal como no Brasil, a produção de cana-de-açúcar é relevante para a economia do Vietnã. Isso faz com que nossos países estejam muito bem posicionados para avançar na pauta dos biocombustíveis”, afirmou o ministro, que seguiu: “Já temos uma robusta parceria comercial, com destaque para os grãos secos de destilaria, mas podemos mais. O Brasil pode ser o maior fornecedor do Vietnã de insumos para biocombustíveis”.

Silveira ressaltou o protagonismo brasileiro com a lei do Combustível do Futuro, proposta do governo do presidente Lula que aprimorou o marco legal e regulatório para os biocombustíveis e criou mandados para diesel verde e combustível sustentável de aviação (SAF), por exemplo.

“Temos condições de ampliar nossas parcerias em outras frentes, como SAF, biocombustíveis marítimos e em minerais estratégicos. Estamos de portas abertas para compartilhar com vocês nossa experiência, estreitar parcerias comerciais e caminhar juntos na descarbonização da matriz energética do planeta, fortalecendo a nova economia, a verde”, finalizou Alexandre Silveira.

Por fim, o ministro ainda convidou os representantes do país asiático para participar do Summit de Planejamento Global para a Transição Energética em junho, no Rio de Janeiro, e para a COP 30, que será realizada no Brasil em novembro em Belém (PA).

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Grupo Maringá amplia cogeração de energia na Usina Jacarezinho com investimento de R$ 120 milhões

Expansão da Maringá Energia II dobra a capacidade instalada para 50 MW,...

Últimas Notícias

Moagem de cana cresceu 2,6% na primeira quinzena de julho, diz ministério

A moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil totalizou 50,65 milhões de...

Últimas Notícias

Governo tenta atender setor de etanol em projeto para reduzir tributo sobre combustíveis

Em meio à pressão da bancada ruralista, a equipe econômica negocia uma...