Home Últimas Notícias Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Últimas Notícias

Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra

Compartilhar

A primeira quinzena de dezembro foi marcada por bons volumes de chuva de Norte a Sul do país, o que favoreceu a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Estas informações estão presentes na edição de dezembro do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam).

Os gráficos de evolução do índice de vegetação dos principais estados produtores de grãos indicam condições gerais favoráveis de desenvolvimento. Apesar do atraso na semeadura, o índice da safra atual está evoluindo próximo ou acima dos ciclos anteriores. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, o índice de vegetação da safra atual superou o valor mais alto do índice das safras passadas, em função da condição das lavouras e do menor escalonamento do plantio.

A semeadura do arroz na região Sul está praticamente concluída, com grande parte realizada dentro do período ideal. O milho primeira safra está se desenvolvendo em boas condições em quase todo o país, com a maioria das áreas na região Sul em estágios reprodutivos. A semeadura da soja recuperou o atraso inicial e a melhor distribuição das chuvas em dezembro beneficiou o desenvolvimento das lavouras. A colheita está próxima de ser iniciada.

Apenas no semiárido do Nordeste e em partes do Matopiba as chuvas foram escassas ou irregulares. Isso impactou as lavouras de soja e milho primeira safra nas regiões nas quais foram registradas essa condição climática adversa.

Com informações da Conab
Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

MPT processa Anvisa e governo federal para tentar proibir uso do glifosato no Brasil

Ação busca barrar registro, produção, comercialização e uso do herbicida; medida pode...

Brasil
Últimas Notícias

Brasil quer avançar em biocombustíveis na Europa em meio a mudança de regras

“Biocombustível” foi uma palavra citada em todos os discursos do presidente Lula...

Últimas Notícias

Etanol ganha espaço nas bombas e usinas ampliam produção no Centro-Sul

Comercialização diária do biocombustível cresceu 15,2% no mercado doméstico, enquanto mix segue...

OpiniãoÚltimas Notícias

O etanol precisa virar commodity global — e não instrumento inflacionário

Temos que commoditizar o etanol para que o setor sucroenergético fique menos...