Home Últimas Notícias Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Últimas Notícias

Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra

Compartilhar

A primeira quinzena de dezembro foi marcada por bons volumes de chuva de Norte a Sul do país, o que favoreceu a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Estas informações estão presentes na edição de dezembro do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam).

Os gráficos de evolução do índice de vegetação dos principais estados produtores de grãos indicam condições gerais favoráveis de desenvolvimento. Apesar do atraso na semeadura, o índice da safra atual está evoluindo próximo ou acima dos ciclos anteriores. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, o índice de vegetação da safra atual superou o valor mais alto do índice das safras passadas, em função da condição das lavouras e do menor escalonamento do plantio.

A semeadura do arroz na região Sul está praticamente concluída, com grande parte realizada dentro do período ideal. O milho primeira safra está se desenvolvendo em boas condições em quase todo o país, com a maioria das áreas na região Sul em estágios reprodutivos. A semeadura da soja recuperou o atraso inicial e a melhor distribuição das chuvas em dezembro beneficiou o desenvolvimento das lavouras. A colheita está próxima de ser iniciada.

Apenas no semiárido do Nordeste e em partes do Matopiba as chuvas foram escassas ou irregulares. Isso impactou as lavouras de soja e milho primeira safra nas regiões nas quais foram registradas essa condição climática adversa.

Com informações da Conab
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

GAFFFF 2026 debate políticas agrícolas e segurança alimentar com participação de Roberto Rodrigues

Painel reunirá lideranças do agronegócio para discutir o papel das políticas públicas...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar: preços avançam e voltam a operar acima dos R$ 100/sc

As cotações do açúcar cristal branco seguem em alta no mercado à...

Últimas Notícias

Cerradinho planeja duto de 37,5 km para levar etanol de Goiás a Mato Grosso do Sul

A Cerradinho Logística quer construir um duto de 37,5 quilômetros para bombear...

Últimas Notícias

Etanol cai pela quinta semana seguida em São Paulo, mas pressão perde força

Menor oferta no spot e maior firmeza dos vendedores limitaram recuo do...