Home Últimas Notícias Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Últimas Notícias

Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra

Compartilhar

A primeira quinzena de dezembro foi marcada por bons volumes de chuva de Norte a Sul do país, o que favoreceu a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Estas informações estão presentes na edição de dezembro do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam).

Os gráficos de evolução do índice de vegetação dos principais estados produtores de grãos indicam condições gerais favoráveis de desenvolvimento. Apesar do atraso na semeadura, o índice da safra atual está evoluindo próximo ou acima dos ciclos anteriores. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, o índice de vegetação da safra atual superou o valor mais alto do índice das safras passadas, em função da condição das lavouras e do menor escalonamento do plantio.

A semeadura do arroz na região Sul está praticamente concluída, com grande parte realizada dentro do período ideal. O milho primeira safra está se desenvolvendo em boas condições em quase todo o país, com a maioria das áreas na região Sul em estágios reprodutivos. A semeadura da soja recuperou o atraso inicial e a melhor distribuição das chuvas em dezembro beneficiou o desenvolvimento das lavouras. A colheita está próxima de ser iniciada.

Apenas no semiárido do Nordeste e em partes do Matopiba as chuvas foram escassas ou irregulares. Isso impactou as lavouras de soja e milho primeira safra nas regiões nas quais foram registradas essa condição climática adversa.

Com informações da Conab
Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Chile anuncia reajuste de até 54% dos combustíveis e provoca corrida aos postos

Aumento foi anunciado pelo governo do presidente José Antonio Kast, recém-empossado, diante...

Últimas Notícias

Estados Unidos aumentam percentual de etanol de milho na gasolina

Medida, que entra em vigor em maio, terá duração de 20 dias...

Últimas Notícias

Mais de 400 trabalhadores resgatados em obra de usina em MT devem ser indenizados

Caso foi classificado como sendo de trabalho análogo à escravidão Mais de...

Últimas Notícias

Mato Grosso do Sul prevê safra recorde com 5 bilhões de litros de etanol

A expectativa também é de atingir 2,1 milhões de toneladas de açúcar...