Home Últimas Notícias Morre José Pedro Andrade, executivo da Usina Cerradão
Últimas Notícias

Morre José Pedro Andrade, executivo da Usina Cerradão

Compartilhar

Na manhã de ontem 29, morreu, aos 64 anos, José Pedro Andrade, uma figura importante para o segmento canavieiro e que hoje atuava como presidente do Conselho de Administração da Usina Cerradão. 

Em nota em seu perfil da rede social Instagram, a usina Cerradão lamentou a morte do executivo. “Sua partida deixa um vazio imensurável no coração de todos os colaboradores, colegas e parceiros. Seu legado perdurará como um farol a guiar os rumos desta empresa e como um exemplo de retidão, ética e paixão pelo trabalho.”

Zé Pedro, como era mais chamado, nasceu dentro de um engenho de cana-de-açúcar, pois era filho de pais produtores de cana e aguardente. Em entrevista concedida à RPAnews em 2017, ele contou que desenvolveu, desde muito pequeno, uma relação bastante forte com a cana-de-açúcar, cultura a qual dedicou toda a sua vida. “Nasci em meio a cana-de-açúcar. Meus pais tinham um engenho de aguardente e isso fez com que eu desenvolvesse uma ligação muito forte com o setor”, disse à RPAnews.

Zé Pedro ficou muitos anos à frente da Usina Pitangueiras junto com o irmão, mas em 2006, uma parceria com a família Andrade daria início a Usina Cerradão, localizada em Frutal, MG. A operação efetiva da companhia iniciou no ciclo 2009/10. Zé Pedro acabou saindo da Usina Pitangueiras e revelou, na época da entrevista, que o fim da sociedade com irmão havia sido bastante amigável e natural. “Hoje, eu e meu irmão só em rancho, pescando e curtindo a vida [risos].”

Zé Pedro deixou sua esposa, Maria Artêmia de Castro Andrade, dois filhos e três netos. Ele era apaixonado pela família e adorava jogar tênis e pescar. Na época da entrevista, que foi concedida em seu escritório em Ribeirão Preto, SP, ele afirmou que não tinha nenhum sonho que não havia realizado ou não pudesse realizar e contou que seguia a filosofia de vida de acreditar no que faz sem ter medo de enfrentar os desafios. “Posso dizer que me sinto muito realizado, pois em todos estes anos de trabalho e vida, meus projetos sempre deram muito certo.”

Cidadão honorário

Na semana passada, a Câmara de Frutal realizou uma solenidade de entrega de título de cidadão honorário a Zé Pedro. A autoria foi do vereador Jarbinhas Despachante e a entrega ocorreu na sessão de segunda-feira, 23. No seu discurso, o autor do projeto salientou que José Pedro prestou relevantes serviços para a comunidade de Frutal.

“É um empreendedor que mudou a vida de muitas famílias, já que a usina emprega quase 4.000 pessoas direta e indiretamente”, salientou.

Na tribuna,  José Pedro Andrade agradeceu. “Estou aqui há 17 anos; formamos uma sociedade e creio que daqui não saio mais”, afirmou.

Nós, da RPAnews, lamentamos e prestamos nossas condolências a família e amigos de José Pedro de Andrade. O velório ocorre até as 10h30 desta segunda-feira, 30,  no Velório Municipal de Pontal, SP. Em seguida, o cortejo seguirá para o Cemitério Municipal de Pontal – SP.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
renovabio
Últimas Notícias

Aprobio apoia auditoria do TCU sobre RenovaBio e mercado de CBios

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) manifestou apoio à...

Últimas Notícias

Cotações do petróleo fecham em alta por tensões no Irã

As cotações do petróleo subiram nesta terça-feira, 3, depois da queda do...

Últimas Notícias

Preços do açúcar sobem com enfraquecimento do dólar e cobertura de posições vendidas

Os preços do açúcar encerraram a terça-feira em forte alta, impulsionados pelo...

Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...