Home Últimas Notícias MPT resgata trabalhadores na região de Ribeirão Preto, SP
Últimas Notícias

MPT resgata trabalhadores na região de Ribeirão Preto, SP

Compartilhar

O MPT (Ministério Público do Trabalho), junto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) resgataram quatro trabalhadores que estariam em condições análogas à escravidão em Guariba, município que fica localizado a 55 quilômetros de Ribeirão Preto.

O resgate aconteceu durante operação para inspecionar as condições de trabalho, transporte e alojamento de trabalhadores rurais na cidade. De acordo com o MPT, a ação tem o objetivo de garantir o cumprimento da lei trabalhista pelos empregadores no plantio de cana-de-açúcar.

A operação começou no último final de semana e se encerrou nesta quarta-feira (19). No período foram inspecionados sete alojamentos. Os nomes dos contratantes não foram divulgados. Segundo o MPT, em um dos casos o local se encontrava em situação precária de higiene e conforto, em total desrespeito às normas de saúde e segurança do trabalho.

Ao todo, quatro trabalhadores moravam no local. A fiscalização afirma que eles não tinham seus contratos de trabalho formalizados e tiveram que custear do próprio bolso passagens de ida, aluguel, equipamentos de proteção e ferramentas de trabalho.

Os procuradores configuraram situação análoga à escravidão e propuseram, em audiência com o empregador, que os trabalhadores fossem indenizados a título de dano moral individual. Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi celebrado para garantir os direitos das vítimas.

“Outros dois termos foram assinados com os empregadores para o pagamento de indenizações e regularização das condições de trabalho de 16 empregados. Entre as irregularidades encontradas estão a falta de registro em carteira de trabalho, pagamentos incorretos e o custeio, pelos trabalhadores, de ferramentas e EPI (Equipamento de Proteção Individual)”, informou o MPT em nota.

O Ministério Público do Trabalhou informou que todos os trabalhadores voltarão para seu local de origem, na região Nordeste do país, com passagens e alimentação custeadas pelos contratantes. Um dos trabalhadores foi preso por conta de um mandado de prisão emitido pela Justiça do Maranhão por porte ilegal de armas.

Com informações do MPT

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

SLC Agrícola projeta alta de 2,2% na área plantada na safra 2026/27

Companhia prevê expansão do algodão de segunda safra e da soja, além...

Usina Coruripe
DestaqueÚltimas Notícias

Usina Coruripe registra ganhos de produtividade e EBITDA de R$ 397,4 milhões na safra 2026/27

Moagem avançou 7,7% e produtividade agrícola cresceu 19% no acumulado até agosto;...

Últimas Notícias

[Opinião] Solo, clima e resiliência: Os pilares de uma agricultura preparada para o futuro

Por José Olavo Vendramini* As mudanças climáticas vêm impondo novos desafios à...

Últimas Notícias

Agência dos Estados Unidos eleva chance de El Niño muito forte e alerta agro

NOAA indica 81% de probabilidade de intensidade máxima entre outubro e dezembro,...