Home Últimas Notícias O evangelho e o aprendizado profissional
Últimas NotíciasDestaqueOpiniãoPopular

O evangelho e o aprendizado profissional

Compartilhar

A parábola dos talentos e você

por Renato Fazzolari

É interessante como o Evangelho nos ensina tudo e em todos os segmentos, como exemplo, aqui vamos discorrer sobre uma parábola ensinada por Jesus e como ela impacta em nossas vidas profissionais.

A Parábola que vamos abordar é a dos Talentos, onde é ensinado que aos que mais tem, mais será dado, e aos que menos tem, até o que tem será tirado. À primeira vista parece até um contrassenso, e uma injustiça, mas vamos procurar entender o simbolismo e a profundidade deste ensinamento.

Você já notou as coisas que necessita para viver, e como elas lhe suprem sem que você se dê conta que por trás de cada necessidade, tem alguém que providenciou o que as suprem?

Vamos ser mais claros: Para vivermos necessitamos nos alimentar, e para tal, tem toda uma cadeia de pessoas providenciando nossos alimentos, desde o agricultor, o transporte, o vendedor etc.; alguém fez o caminhão, para o transporte, outros fizeram os mercados para serem vendidos os produtos; mas suas necessidades não param aí. A água que você consome, alguém teve de tratá-la, e fazer represas para depositá-la, e isso necessitou de muita engenharia; se você ficar doente, vai precisar de médico, remédios e farmácias; se estiver triste ou contente, terá os artistas que farão as músicas e os espetáculos para contribuir com suas emoções; os filósofos te ajudam a aprender a pensar; se gosta de esporte, alguém vai construir as quadras e/ou os equipamentos que necessita para praticá-los; para sua evolução vai precisar de livros e escolas, que são realizados pelos escritores, professores e construtores; os executivos e operários das empresas, e assim por diante. Já deu para entender que qualquer coisa que está impactando em sua vida, há sempre alguém que fez, faz e fará?

Por trás de cada necessidade, existe uma imensidade de pessoas com especialidades diversificadas, das mais simples às mais complexas, que trabalham para que as coisas existam. E é aí que entra o ensinamento da parábola, ou seja: Para cada pessoa foi dado um “talento”, que podemos chamar de “dom” ou “vocação”, e cabe à pessoa desenvolvê-lo, aprimorar, e aplicá-lo na prática, se assim o fizer, estará recebendo mais conteúdo para o seu talento, ou seja, para os que mais tiverem mais será dado, e dessa forma mais especializado e de sucesso será, seja qual for sua função na vida. Mas o contrário também é verdade, se por preguiça ou inércia, não colocar em prática o talento que recebeu, esse se atrofiará, se desviará das funções para o qual foi designado para contribuir para a vida, e até o que tem de talento será tirado.

Deu para entender esse mecanismo da vida? Como é necessário de tudo para suprir as necessidades das pessoas, Deus, a Vida, ou chame como preferir, envia pessoas com os talentos e habilidades para exercerem essas providências, e o Mestre Jesus se incumbiu de nos alertar de nossas responsabilidades por aquilo que recebemos, e que temos que colocar em prática como contribuição para o mecanismo de preservação da vida.

Você entendeu o papel e os talentos que recebeu para fazer sua parte na vida? Está fazendo bom uso dos mesmos e o melhor que pode, e procurando aumentar seus talentos? Ou está se desviando de suas responsabilidades e perdendo os talentos que te foram entregues, e arcando com as consequências dessa irresponsabilidade?

Pense! O tempo passa (e rápido), e o que plantares colherás. Você é seu próprio condutor na Vida.

 

*Renato Fazzolari é fundador da AGRHO Headhunting, psicólogo, terapeuta transpessoal, escritor, articulista da UDOP, palestrante e conferencista em congressos e seminários. Ex-Gerente e Diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais.

 

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Votação para direção da ISO, organização global de açúcar, é adiada

Eduardo Leão, diretor da União da Indústria da Cana de Açúcar e...

Últimas Notícias

Mapa e OCP Nutricrops assinam memorando para fornecimento de fosfatados até 2027

O Ministério da Agricultura (Mapa) e a OCP Nutricrops assinaram na sexta-feira,...

Últimas Notícias

Receita libera uso de créditos de PIS/Cofins por produtores de etanol

Usinas e cooperativas poderão utilizar saldos credores para quitar outros tributos federais;...

Últimas Notícias

Gilmar Mendes propõe que STF analise caso de usinas após mensagens em celular de Vorcaro

Segunda Turma decidirá se envia recurso para análise de todos os ministros...