Home Últimas Notícias Opep reduz projeção de produção diária do Brasil em 2024, mas eleva expectativa do PIB
Últimas Notícias

Opep reduz projeção de produção diária do Brasil em 2024, mas eleva expectativa do PIB

Oil and gas platform in sunset or sunrise time
Compartilhar

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) revisou suas expectativas para a oferta de combustíveis líquidos e o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2024, em relatório mensal publicado nesta terça-feira, 11.

A Opep espera que a oferta de combustíveis líquidos do Brasil suba 100 mil barris por dia (bpd) neste ano, para uma média de 4,3 milhões de bpd. No último relatório, a expectativa era de alta de 120 mil bpd. Para o próximo ano, a projeção é de alta de 180 mil bpd, a 4,5 milhões de bpd, a mesma da última publicação.

O cartel destacou o Brasil como um dos três países de fora da Opep que mais deverão impulsionar o avanço da oferta global. Em 2024, o país figura em terceiro lugar, atrás de Estados Unidos (+440 mil bpd) e Canadá (+240 mil). Em 2025, o Brasil fica atrás apenas dos EUA (+500 mil).

A produção brasileira de combustíveis líquidos caiu 162 mil bpd em abril, à média de 4 milhões de bpd, segundo a Opep. No entanto, na comparação com abril de 2023, o resultado representa uma alta de 100 mil bpd.

Em relação ao PIB, o cartel prevê que o Brasil crescerá 1,8% neste ano, avanço ante o 1,6% do relatório anterior. A expectativa é de avanço de 1,9% no próximo ano, a mesma da última publicação.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

SRB diz que taxação de LCAs desestimula crédito e pede ao Congresso que barre proposta

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) manifestou, em nota, “preocupação e oposição” à...

Últimas Notícias

ORPLANA e IAC firmam parceria para inovação e sustentabilidade na cana-de-açúcar

Protocolo de Intenções foi assinado entre Orplana e IAC ocorreu durante o...

Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana 2025 reforça compromisso ambiental com o programa Canaoeste Green

Parceria garante neutralização das emissões do evento e promove práticas agrícolas sustentáveis...

Últimas Notícias

“Mais que uma tendência, os bioinsumos são hoje uma necessidade no campo”, afirma presidente d CropLife

Adoção de bioinsumos deve ser a grande geradora de sustentabilidade para o...