Home Últimas Notícias Operação de açúcar a granel de Porto de Antonina bate recorde de produtividade
Últimas Notícias

Operação de açúcar a granel de Porto de Antonina bate recorde de produtividade

Compartilhar

O Porto Ponta do Félix, localizado em Antonina, no Litoral do Paraná, encerrou nesta quarta-feira (13) o carregamento de 21 mil toneladas de açúcar a granel com recorde de produtividade. A segunda exportação realizada em menos de um mês pelo terminal já foi impactada pelo calado de 9 metros, homologado no final de agosto pela autoridade portuária.

Nesta segunda operação, a performance teve um ganho de 70%. Foram carregadas no navio MV Indigo Lake, em 24 horas, 10.267 toneladas de açúcar VHP, frente à produtividade mínima de 6000 toneladas. Ao todo, o volume foi de 21.000 toneladas, por um período líquido de 49h. O produto, açúcar VHP a granel, é oriundo da região norte do estado de SP e tem como destino, o país vizinho Venezuela.

O açúcar VHP é o açúcar bruto, menos úmido e ainda com a camada de mel que cobre o cristal do açúcar, por isso sua cor assemelha-se a do mel. O produto é usado como matéria-prima para o tipo refinado que é conhecido e comercializado em supermercados em todo o mundo.

“A operação encerrada hoje demonstrou a importância do aumento do calado e que o nosso terminal tem, além de vocação, capacidade operacional para entregar ao exportador alta produtividade em tempo reduzido”, declarou o presidente do Porto Ponta do Félix, Gilberto Birkhan.

Aumento do Calado trouxe benefícios

O Diretor Presidente da ED&F MAN Brasil, responsável pela carga, Rodrigo Ostanello, disse que a operação mais rápida traz diversas vantagens que impactam desde o tempo de entrega até na qualidade do produto.

“Este segundo navio provou que é uma operação segura e funcional. Além disso, o calado de 9 metros, recentemente homologado, também ajudou a operar um navio maior e contribuiu com a maior produtividade”, comemorou Ostanello.

Ele reforçou ainda que o line up diferenciado em Antonina é outro fator importante. “Não há fila de atracação, diferentemente dos demais portos que estão sobrecarregados com filas médias de 20 dias e sem espaço adicional para o volume nominal disponível para exportação”, ressalta.

O exportador conta que a previsão para produção de açúcar no CS Brasil da safra 2023/24 é de aproximadamente 39 milhões de toneladas. “Deste total produzido, cerca de 10 milhões de toneladas são para consumo localmente e o saldo, cerca de 5 milhões de toneladas de açúcar ensacado e 24 milhões de toneladas de açúcar a granel, destinados para exportação”, afirma Ostanello, ressaltando a expectativa de produção adicional de 3,2 milhões de toneladas de açúcar no NE Brasil.

Obras de dragagem

A Portos do Paraná atualizou, no último dia 29 de agosto, a Norma de Tráfego Marítimo e Permanência nos Portos de Paranaguá e Antonina, tendo como principal ajuste o aumento do calado operacional do Porto de Antonina. Com berços, bacia de evolução e canal de acesso dragados, o ganho foi de 0,5 metro.

O calado é a profundidade em que as embarcações podem ficar submersas na água, quando carregadas. Com a alteração, essa medida passa de 8,5 metros para 9 metros, em Antonina. Assim, os navios podem entrar ou sair mais carregados, o que garante mais atratividade para o Porto de Antonina.

Nos dois berços de Antonina, onde opera a empresa arrendatária Porto Ponta do Félix, podem atracar navios de 200 metros de comprimento (LOA) e 34 metros de largura (boca).

“O aumento do calado representa, pelo menos, 4 mil toneladas a mais em cada navio”, afirma Gilberto Birkhan, presidente do Porto Ponta do Félix. “Isso tem um impacto enorme na arrecadação do município, geração de mais renda e trabalho dentro da atividade portuária e chega até o setor produtivo”, completa.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...