Home Opinião [Opinião] Raízen vende a “Pior Usina” — mas o que isso diz sobre o futuro da companhia (e do setor)?
OpiniãoÚltimas Notícias

[Opinião] Raízen vende a “Pior Usina” — mas o que isso diz sobre o futuro da companhia (e do setor)?

Compartilhar

Como dizia meu pai, sentado na soleira com o rádio de pilha ligado no noticiário da roça: “Quando até o dono da fazenda resolve vender a cerca mais torta, é porque o engenheiro já tem planta nova desenhada.”

Pois bem. A Raízen — ( Shell+Cosan)— acaba de confirmar mais um passo em sua longa reestruturação: a venda da usina Leme, considerada por analistas do BTG como a pior do portfólio da companhia. A operação faz parte de um esforço mais amplo para “desintoxicar” o balanço e realocar capital em ativos com maior retorno.

Quem acompanha o mercado com o ouvido no chão do canavial já vinha sentindo esse vento mudar. Desde 2024, escrevemos por aqui sobre os primeiros sinais: a mudança de comando, a saída discreta de executivos históricos, as tentativas de venda de ativos no Brasil e na Argentina, e até a contratação de bancos como Itaú BBA para ajudar a desatar os nós.

Mas não se engane: Vender uma usina deficitária não é o fim da história. É só o começo de um redesenho estratégico que visa manter a empresa viva num mercado cada vez mais competitivo — e pressionado.

Segundo o BTG Pactual, a venda foi acertada ao preço de R$ 310 milhões, mas “ainda há um longo caminho a percorrer”. A usina vendida estava rodando abaixo da capacidade, com moagem de apenas 1,3 milhão de toneladas de cana por safra — uma Ferrari engatada na terceira marcha.

E o que isso revela para o mercado?
1. A Raízen está no modo sobrevivência com inteligência.
Não se trata de encolhimento, mas de redirecionamento. Ela mantém o foco em ativos de maior retorno (como E2G, energia limpa e etanol de segunda geração) e tenta preservar a margem.

2. O Grupo Ometto, sócio do negócio, também parece reavaliar sua posição.
Há sinais — até da imprensa — de um distanciamento estratégico.

3. Distribuidoras, revendedores e fornecedores precisam ficar atentos.
Uma Raízen mais enxuta pode significar uma Raízen mais seletiva. Os contratos, o suporte e até a postura comercial podem mudar — e já estão mudando com o chamado para confiança no relacionamento .

4. O mercado de usinas está aquecendo.
Enquanto uns vendem, outros — inclusive estrangeiros — estão de olho para comprar, aproveitando o câmbio e as dívidas dos grupos tradicionais.

No final das contas, vender a pior cerca da fazenda pode ser bom negócio — se o plano for reconstruir o curral. Mas, como bom mineiro, deixo uma dica: antes de comemorar ou se desesperar, escute o silêncio entre as manchetes. Ele fala mais que muita coletiva de imprensa.

Fonte citada: BTG elogia venda de “pior usina” da Raízen, mas vê “longo caminho pela frente” — MoneyTimes, 13/05/2025.

*Wladimir Eustáquio Costa é CEO da Suporte Postos, especialista em mercados internacionais de combustíveis, conselheiro e interventor nomeado pelo CADE, com foco em governança e estratégia no setor downstream.

 

 

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores e não correspondem, obrigatoriamente, ao ponto de vista da RPAnews. A plataforma valoriza a pluralidade de ideias e o diálogo construtivo.
Compartilhar

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
ArtigoOpiniãoÚltimas Notícias

Raízen, Cosan, Rumo e as conversas de varanda

Primeiro os fatos. A Cosan segue executando movimentos de simplificação societária, fortalecimento...

India
Últimas Notícias

Monções fracas e avanço do El Niño elevam risco para safra da Índia e reforçam incertezas no mercado de açúcar

Análise da S&P Global Platts aponta atraso das chuvas, maior probabilidade de...

Últimas Notícias

Produção de açúcar no Centro-Sul deve ter caído 9,5% no início de junho, aponta pesquisa

A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil na primeira quinzena...

Últimas Notícias

Itaú BBA será mais seletivo nos empréstimos ao agronegócio

Apesar disso, BBA  projeta crescimento de 10% para sua carteira de crédito...