Home Últimas Notícias Órgão do IAC impulsiona dentro e fora do Brasil programas relevantes para prover segurança no emprego de agrotóxicos
Últimas Notícias

Órgão do IAC impulsiona dentro e fora do Brasil programas relevantes para prover segurança no emprego de agrotóxicos

Compartilhar

Parcerias público-privadas mostradas no evento são coordenadas pelo Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico, órgão da SAA-SP

Referência na América Latina no desenvolvimento de tecnologia de aplicação e segurança nas operações com agrotóxicos, o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, apresenta na Agrishow quatro projetos relevantes. As iniciativas têm alcance regional, nacional e internacional. Confira, a seguir.

∙ Programa Drones SP – O Centro de Engenharia e Automação do IAC firmou recentemente uma parceria com a Coopercitrus. A cooperativa e o órgão unem esforços para levar a pequenas e médias propriedades a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por drones. A Coopercitrus forneceu equipamentos e capacitação ao CEA-IAC, localizado na cidade de Jundiaí. Uma equipe especializada inicia agora ensaios com produtores. O projeto terá início no Circuito das Frutas e em seguida chegará a propriedades de cooperados Coopercitrus nas culturas de soja, milho, citros e cana-de-açúcar.

∙ Programa Adjuvantes da Pulverização – Setor não regulado pelos órgãos oficiais, a indústria de adjuvantes agrícolas adere continuamente ao programa que reúne hoje quase 50 empresas signatárias do Selo IAC de funcionalidade. “Essa brecha na legislação abre margem para a circulação de adjuvantes de má-qualidade, ao mesmo tempo que exige das boas empresas do setor a busca por mecanismos que atestem a qualidade de seus produtos. Bons adjuvantes fomentam a produtividade; produtos ruins trazem danos”, resume Hamilton Ramos. Atualmente, mais de 100 produtos adjuvantes de cerca de 50 empresas encontram-se em processos de reavaliação no laboratório CEA-IAC.

∙ IAC-Quepia e a exposição do trabalhador aos agrotóxicos – Com a entrada em vigor da Portaria 4389, do Ministério do Trabalho, a indústria fabricante de EPI – equipamentos de proteção individual –, ou vestimentas protetivas agrícolas, terá de submeter seus produtos a avaliações intermediárias de qualidade a cada 20 meses. A informação é do pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador do programa IAC-Quepia. Criado há 28 anos, o IAC-Quepia reúne o setor privado ao CEA-IAC. EPI agrícolas ou vestimentas protetivas agrícolas constituem equipamentos de segurança exigidos para trabalhadores rurais, na maior parte das operações envolvendo a aplicação de agrotóxicos ou defensivos agrícolas.

∙ Aplique Bem, 17 anos – Com quase 85 mil agricultores beneficiados apenas no Brasil, além de mais 7 países, acima de 1 000 municípios cobertos (1 milhão de km percorridos), quase 5 mil treinamentos e investimento de R$ 2 milhões anuais, o programa tem por objetivo qualificar pequenos e médios produtores ao manejo seguro de agroquímicos. São pilares centrais a proteção de cultivos, do meio ambiente e do trabalhador rural. Sem nenhum custo para o agricultor, movimenta uma equipe de agrônomos e uma frota de laboratórios móveis. As ações ocorrem diretamente nas propriedades rurais.

Compartilhar
Artigo Relacionado
O Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade agrícola graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. No entanto, para isso precisa uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída.
Últimas Notícias

Roberto Rodrigues será enviado especial para agricultura na COP30

O professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura,...

Últimas Notícias

Açúcar: preços avançam e atingem 18,18 centavos de dólar por libra-peso

Os futuros do açúcar bruto negociados na ICE subiram nesta sexta-feira, 25,...

Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos investe em aplicação de vinhaça para irrigar canavial e mitigar efeitos da seca

Para enfrentar os efeitos da seca prolongada que atingiu o país no...