Do outro lado, a Unica afirmou, em nota pública, que aguarda o aceite da Orplana com relação ao estudo de revisão
A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), soltou uma nota na quarta-feira, 30, para esclarecer o seu lado com relação a tão aguardada revisão do Consecana, cujos parâmetros técnicos foram conduzidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De acordo com a entidade, conforme nota oficial divulgada pelo Consecana/SP, o processo de revisão está seguindo o rito previamente acordado e registrado em atas, com etapas bem definidas: após a entrega do estudo preliminar pela FGV, este deve ser analisado e validado pelo G8 – grupo técnico composto por membros da ORPLANA e da UNICA – e, na sequência, submetido à diretoria do Consecana/SP.
A ORPLANA ressaltou ainda em nota, que o estudo foi finalizado e entregue no mês de abril. Porém, ainda há questões metodológicas a serem esclarecidas e realizadas no âmbito do Consecana/SP, conforme previsto no processo de governança vigente. “Todo esse processo está sendo conduzido com responsabilidade, transparência e compromisso com os princípios do regimento do Consecana São Paulo, visando assegurar a equidade entre os elos da cadeia produtiva. O produtor precisa ter clareza do processo e isso não abrimos mão”, destaca o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira.
No mesmo dia, a Unica lançou uma nota publica no qual afirmou que estava aguardando o aceite por parte da ORPLANA, dos resultados do estudo técnico realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o restabelecimento da governança do Consecana-SP para seguir com a implementação imediata da Revisão do Modelo.
“Como já reiterado pela UNICA em outras oportunidades e, agora, referendado pela FGV e pela própria Orplana, o estudo de revisão contratado foi concluído, com entrega reconhecida pelas partes. Dessa forma, a UNICA reitera a disposição de realizar a imediata implementação dos resultados apresentados, assim que estes sejam reconhecidos como válidos, nos termos contratuais, pela Orplana”, disse a entidade representante dos usineiros.
A UNICA ainda afirmou que teve suas expectativas contrariadas por não ter havido o restabelecimento da adequada governança do Consecana-SP, com reedição das circulares publicadas unilateralmente no último mês, para seguir com as próximas etapas e concluir a revisão do Consecana-SP, nos termos do acordo assinado entre as partes.
A ORPLANA, por outro lado, lamentou, em nota, que a UNICA não compareceu às reuniões dos dias 14 e 30 de abril de 2025, e disse que isso compromete o avanço técnico e institucional da revisão. “Reforçamos que não houve, por parte da ORPLANA, qualquer quebra de governança ou tentativa de conduzir o processo de forma unilateral. Pelo contrário, o processo de revisão nunca seguiu uma governança, e conseguimos trazer isso. Seguimos firmes no propósito de garantir a representatividade e os direitos dos produtores, respeitando rigorosamente o estatuto do Consecana São Paulo e os acordos firmados entre as partes. Todo o setor merece esses esclarecimentos para que não haja desbalanços e garanta a equidade entre as partes”, conclui Nogueira.