Home Últimas Notícias Orplana repudia falas de coordenadora doLaboratório de Gases de Efeito Estufa do INPE para GloboNews
Últimas Notícias

Orplana repudia falas de coordenadora doLaboratório de Gases de Efeito Estufa do INPE para GloboNews

Compartilhar

Na noite de ontem, 16, a ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) divulgou uma nota em que repudiou veemente a declaração feita pela coordenadora do Laboratório de Gases de Efeito Estufa do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Luciana Gatti, durante o programa Especial de Domingo, exibido pela Globo News, no dia 15 de setembro.

De acordo com nota da entidade, as informações apresentadas por ela durante a reportagem sobre a ‘Crise Climática: Fogo, seca e calor atingem o Brasil’ “são falsas e infundadas. Demonstram, inclusive, profundo desconhecimento sobre o tema.”

A ORPLANA reiterou que toda a cadeia de produção da cana-de-açúcar está firmemente comprometida com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Este compromisso é evidenciado pelo rigoroso cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Protocolo Agroambiental – Etanol Mais Verde, que inclui a proibição do uso de fogo na colheita de cana no Estado de São Paulo desde 2017.

Veja trecho da entrevista em vídeo gravado e compartilhado em WhatsApp:

A ORPLANA, que atualmente representa 35 associações de fornecedores de cana e mais de 12 mil produtores de cana-de-açúcar, também reafirmou, em nota, seu compromisso com práticas agrícolas responsáveis e ambientalmente sustentáveis.

“É também de imensa irresponsabilidade, da parte da coordenadora do INPE, acusar a cadeia produtiva da cana-de-açúcar de se beneficiar em um contexto tão crítico e caótico. Uma injúria que contribui para a desinformação em um momento delicado e cujo foco deveria ser a resolução deste grave problema”, afirmou a entidade.

“As queimadas prejudicam o meio ambiente, a segurança das pessoas e também a rentabilidade dos produtores rurais. Toda a cadeia de produção da cana-de-açúcar está mobilizada contra os incêndios e comprometida com a preservação do meio ambiente”, adicionou o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira. “Continuaremos a trabalhar em prol da transparência, mantendo nosso foco na qualidade e sustentabilidade do setor”, conclui.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

São Martinho lança rota multimodal de açúcar com redução de até 87% nas emissões

Projeto desenvolvido com Rumo, Necta e Transvale utilizará caminhões movidos a gás...

ConjunturaOpiniãoÚltimas Notícias

Energia que nasce da cana: O potencial estratégico da bioeletricidade

Por Gustavo Segantini* Em meio às discussões sobre segurança energética, transição para...

DestaqueÚltimas Notícias

Mato Grosso consolida liderança com avanço do etanol de milho

Expansão das biorrefinarias amplia demanda por grãos, gera empregos, fortalece a pecuária...

Últimas Notícias

Suape Energia conclui implantação de primeiro motor termelétrico movido quase exclusivamente a etanol

Projeto desenvolvido em parceria com a Wärtsilä Energy avança para fase operacional...