Home Últimas Notícias Países adotam nova meta para emissões de gases de efeito estufa na navegação
Últimas Notícias

Países adotam nova meta para emissões de gases de efeito estufa na navegação

Nos dois últimos dias a Agência Marítima Fortenave atendeu, simultaneamente, quatro navios carregados de fertilizante.
Compartilhar

Os países membros da Organização Marítima Internacional (OMI) adotaram nesta sexta-feira, 7, uma estratégia revisada para gases do efeito estufa no transporte marítimo que estabelece uma meta de zerar as emissões líquidas “até ou por volta de 2050”, o que foi visto por grupos ambientalistas como aquém do que é necessário.

Após dias de discussão em Londres na sede da agência marítima da Organização das Nações Unidas (ONU), os países concordaram em zerar as emissões líquidas “por volta de 2050, levando em consideração as diferentes circunstâncias nacionais”.

Os países também concordaram com “pontos de verificação indicativos” para reduzir as emissões anuais totais dos gases no transporte marítimo internacional em pelo menos 20%, buscando 30% até 2030, em comparação com 2008, e reduzir as emissões anuais totais em pelo menos 70%, esforçando-se para 80% até 2040, em comparação com 2008.

Os países concordaram no Acordo de Paris, em 2015, em tentar manter os aumentos médios de temperatura de longo prazo dentro de 1,5°C, o que também requer que o transporte marítimo auxilie na descarbonização.

A navegação, que transporta cerca de 90% do comércio mundial e é responsável por quase 3% das emissões mundiais de dióxido de carbono, tem enfrentado apelos de ambientalistas e investidores para adotar ações mais concretas, incluindo uma taxa de carbono.

Reuters/Jonathan Saul

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tereos possui 16% de mulheres em posições de gestão e meta é chegar a 17,5% até 2032/33

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as...

Últimas Notícias

Adecoagro renova Selo Mais Integridade, concedido pelo Mapa

A Adecoagro divulgou nesta sexta-feira, 6, que recebeu a renovação do Selo...

Últimas Notícias

CTC lança novas variedades e reforça manejo otimizado como caminho para elevar produtividade da cana

Evento do CTC realizado em Ribeirão Preto reuniu lideranças do setor e...

Últimas Notícias

Datagro projeta produção de 40,77 mi t de açúcar no Centro-Sul em 2025/26 e estabilidade em 2026/27

Mix açucareiro menor deve compensar avanço da moagem de cana na próxima...