Home Últimas Notícias Pangeia Biotech é licenciada pela UFV para cana transgênica com germoplasma RB
Últimas NotíciasAgrícola

Pangeia Biotech é licenciada pela UFV para cana transgênica com germoplasma RB

Compartilhar

Autorização publicada no Diário Oficial permite o desenvolvimento de variedades geneticamente modificadas com genes Bt para controle de brocas e tolerância ao glifosato

A PangeiaBiotech Pesquisa e Desenvolvimento Ltda. obteve licenciamento da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para utilizar germoplasma proprietário RB no desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar geneticamente modificadas. O contrato que formaliza a autorização foi publicado no Diário Oficial da União em 29 de janeiro de 2026.

Segundo a empresa, encontram-se em fase de experimentação eventos elite das variedades RB867515 e RB127825, que incorporam dois genes Bt, direcionados ao controle de brocas, além de um gene de tolerância ao glifosato.

De acordo com Paulo de Lucca, diretor da Pangeia Biotech, o licenciamento viabiliza o avanço de pesquisas aplicadas à cultura da cana-de-açúcar. “Trata-se de um passo estruturante para o avanço da biotecnologia aplicada à cana-de-açúcar no Brasil, com base em germoplasma amplamente adaptado e validado em campo”, afirma.

A companhia informa que entrou na fase de ampliação da experimentação e de estruturação do processo de desregulamentação junto à CTNBio, ao mesmo tempo em que organiza um grupo restrito de usinas parceiras interessadas em cofinanciar essa etapa.

As usinas participantes terão acesso preferencial aos materiais desenvolvidos e poderão integrar as estratégias futuras de licenciamento e de adoção comercial da tecnologia.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Pecege revisa moagem para 635,5 milhões de toneladas no Centro-Sul, mas reduz projeção do ATR para safra 2026/27

Maior produtividade agrícola e recuperação do TCH sustentaram revisão positiva da moagem,...

Últimas Notícias

Diversificação entre cana, grãos e pecuária ganha peso na estratégia de redução de risco no agro

Modelo produtivo com diferentes culturas ajuda empresas agrícolas a mitigar efeitos de...

raízen
Últimas Notícias

Cosan pode vender participação na Raízen e holding deve ser dissolvida, diz CEO

Com uma diluição relevante da participação da Cosan na Raízen ao final...

DestaqueAgrícolaPopularÚltimas Notícias

Irrigação é usada pelas usinas como ferramenta de estabilidade operacional e redução de risco

 Déficits hídricos, volatilidade climática e busca por estabilidade aceleram irrigação no setor...