Home Últimas Notícias Passo Fundo adota biocombustível em frota pública e dá exemplo de sustentabilidade com a Be8
Últimas Notícias

Passo Fundo adota biocombustível em frota pública e dá exemplo de sustentabilidade com a Be8

(Foto/Divulgação)
Compartilhar

A Prefeitura de Passo Fundo (RS) deu início a uma ação inédita para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE). Em parceria com a empresa Be8, o Município passará a utilizar o novo biocombustível BeVant® em 17 veículos e máquinas da frota, substituindo o diesel fóssil e contribuindo para uma cidade mais sustentável.

O contrato foi assinado nesta quarta-feira (20/08) e prevê o consumo mensal de cerca de 10 mil litros do produto para abastecer 11 caminhões, uma motoniveladora, duas retroescavadeiras, um micro-ônibus, uma picape e um veículo do gabinete do prefeito. O uso do biocombustível elimina a emissão de poluentes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, sem comprometer o desempenho dos motores.

O prefeito Pedro Almeida destacou a importância da iniciativa. “Hoje celebramos uma parceria que coloca Passo Fundo no mapa da inovação e reforça nossa meta de sermos uma cidade sustentável, com menos poluição e mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

Já o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, ressaltou a relevância do projeto para a empresa que nasceu em Passo Fundo. “Mais uma vez Passo Fundo sai na frente como referência de uma cidade que avança em tecnologia de forma sustentável e que reduz suas emissões no curto prazo para proporcionar uma cidade mais saudável para toda a sua população”, disse.

Economia Circular

O Be8 BeVant® é resultado de pesquisas realizadas nos laboratórios da companhia e utiliza como uma de suas principais matérias-primas o óleo de cozinha usado (UCO), coletado em estabelecimentos, residências e no sistema de coleta pública de Passo Fundo, dentro do Programa Be8 Ser Sustentável.

“É um exemplo notável de Economia Circular, pois dá destino adequado a um resíduo que poderia ter descarte incorreto na natureza. O benefício é duplo: aproveitamos o óleo usado para gerar energia renovável e, ao mesmo tempo, proporcionamos uma cidade mais limpa e saudável”, destacou Battistella.

A iniciativa envolve parcerias com a Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (COAMA) e a Associação das Entidades do Projeto TransformAção, além de mais de 15 cooperativas de catadores no Rio Grande do Sul. Com apoio do Sebrae-RS, o programa oferece capacitação, gera renda e promove inclusão social, reforçando os pilares ambiental, social e econômico da economia circular.

Compartilhar

Episódio 36: Sphenophorus: por que o manejo ainda falha?

Episódio 35: Plantas daninhas na cana: como tornar o manejo mais eficiente?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Comissão aprova projeto de incentivo à produção e ao uso do etanol

Texto aprovado pela Comissão segue em análise na Câmara dos Deputados A...

Últimas Notícias

Governo prorroga imposto de 12% sobre exportação de petróleo e subsídio ao diesel

Medida provisória que garantia subsídio para importadores de diesel foi prorrogada pelo...

Últimas Notícias

Usina Santa Terezinha e Syngenta realizam operação de R$ 370 mil com CBIOs para compra de insumos agrícolas

Iniciativa permite utilizar créditos de descarbonização gerados pela produção de biocombustíveis na...

Últimas Notícias

Raio atinge tanque de usina em Ourinhos (SP) e provoca princípio de incêndio

Ninguém se feriu e o fogo foi controlado pela brigada de incêndio...