Home Últimas Notícias Petrobras firma parceria para avançar em projeto de produção de SAF com etanol
Últimas Notícias

Petrobras firma parceria para avançar em projeto de produção de SAF com etanol

Compartilhar

A Petrobras escolheu a tecnologia ATJ (alcohol-to-jet) da Honeywell UOP para desenvolver um projeto de produção de combustível sustentável de aviação (SAF) em sua refinaria Replan, localizada em Paulínia (SP). A iniciativa prevê a produção de até 10 mil barris diários de SAF, representando o primeiro projeto em larga escala dessa tecnologia na América Latina.

A tecnologia ATJ utiliza etanol como matéria-prima para a fabricação do combustível, aproveitando a disponibilidade do biocombustível no Brasil. O projeto reforça o compromisso da Petrobras com a redução das emissões de carbono no setor aéreo.

Segundo representantes da Honeywell, a demanda global por SAF tem impulsionado refinarias a adotarem soluções tecnológicas que acelerem a produção de combustíveis renováveis. No caso brasileiro, a utilização do etanol, reconhecido internacionalmente por sua eficiência, pode contribuir para ampliar o acesso a combustíveis mais sustentáveis para companhias aéreas.

A parceria não é recente e já envolve tecnologias de refino, processamento de gás natural e automação industrial. Em 2024, a Petrobras também licenciou a tecnologia HEFA da Honeywell UOP para produzir SAF e diesel renovável na refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, utilizando óleos vegetais e gorduras animais.

O projeto na Replan está em fase de aprovação e, após sua implementação, será um marco para o avanço da produção de biocombustíveis na região.

Aeroin

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Jalles projeta recuperação da produtividade e amplia investimentos em irrigação na safra 2026/27

Companhia prevê moagem de 7,8 milhões de toneladas de cana, crescimento de...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaquePopular

Sensores, plataformas digitais e automação transformam a gestão da irrigação nas usinas

Monitoramento de solo, planta, clima e sistema hidráulico ampliam a precisão das...

Últimas Notícias

Perspectiva de um El Niño intenso traz mudanças para mercado global de açúcar

Com a formação do fenômeno climático El Niño já confirmada, especialistas consideram que...

Últimas NotíciasDestaque

Cerradinho Bio amplia lucro em 90% na safra 2025/26 e registra crescimento na produção de açúcar

Companhia encerra a safra 2025/26 com EBITDA de R$ 1,5 bilhão, crescimento...