Home Últimas Notícias Preço do petróleo fecha em alta após novas ameaças de Trump contra a Rússia
Últimas Notícias

Preço do petróleo fecha em alta após novas ameaças de Trump contra a Rússia

Compartilhar

Os preços do petróleo dispararam nesta terça-feira, 23, dia marcado pelo discurso do presidente americano, Donald Trump, na assembleia geral da ONU, onde reiterou as ameaças à Rússia e pediu aos europeus que parem de comprar petróleo cru de Moscou.

“Trump voltou a se pronunciar duramente contra a Rússia hoje, provocando um impulso nas cotações do petróleo”, explicou o sócio fundador da agência Again Capital, John Kilduff, à AFP.

O preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em novembro subiu 1,59%, a US$ 67,63. Já seu equivalente americano, o barril de West Texas Intermediate (WTI), também para entrega em novembro, subiu 1,81%, a US$ 63,41.

“Se a Rússia não alcançar um acordo para pôr fim à guerra [com a Ucrânia], os Estados Unidos estão prontos para responder com tarifas aduaneiras elevadas”, afirmou Trump na assembleia geral da ONU. “Mas para que isso funcione, a Europa deve seguir o movimento e cessar todas as compras de energia da Rússia”, acrescentou.

Desde o início da guerra, em 2022, a União Europeia reduziu em grande medida sua dependência de hidrocarbonetos russos, mas a Hungria e a Eslováquia continuam comprando cerca de 200 mil barris diários de petróleo cru russo através de um oleoduto.

Washington quer impactar as receitas petroleiras de Moscou para forçar os russos a negociarem um acordo com a Ucrânia.

“Se uma medida concreta for tomada para impedir o fornecimento de petróleo russo ao mercado mundial, as cotações vão aumentar”, explicou Kilduff. “Há muita volatilidade no mercado como resultado destas ameaças”, acrescentou.

Os preços do petróleo também foram impulsionados pela revisão para cima do crescimento mundial projetado para 2025 pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que subiu para 3,2% frente aos 2,9% previstos em junho.

Esta revisão é percebida como um fator positivo para a demanda de energia. Além disso, a economia mundial deveria resistir um pouco melhor que o esperado ao tarifaço americano, informou a organização.

Agence France-Presse 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

CerradinhoBio registra crescimento operacional e avança em investimentos no primeiro trimestre da safra 2026/2027

A Cerradinho Bioenergia (CerradinhoBio) processou 1,937 milhão de toneladas de cana-de-açúcar no...

Últimas Notícias

Arrendamento ou parceria rural? Erros na declaração podem gerar multas para proprietários e produtores

Declaração incorreta de contratos rurais pode atingir tanto quem cede a terra...

Últimas Notícias

Após quebra de safra, CMAA terá recuperação mais lenta e alavancagem acima de 3,5x, projeta S&P

A S&P National Ratings rebaixou, em relatório publicado em 3 de junho,...

Últimas Notícias

Açúcar alcança maior nível em um ano, acima de 17 cents por libra-peso, e depois recua

Os contratos futuros de açúcar bruto negociados na ICE atingiram a maior...