Home Últimas Notícias Preços do açúcar fecham mistos com aumento da produção indiana
Últimas Notícias

Preços do açúcar fecham mistos com aumento da produção indiana

Compartilhar

Os preços do açúcar fecharam mistos na terça-feira. O avanço da produção de açúcar na Índia está limitando o potencial de alta dos preços. O contrato de açúcar bruto com vencimento em março de 2026 fechou a 14,82 centavos de dólar por libra-peso. O açúcar branco, por sua vez, caiu 0,7%, para US$ 422,60 a tonelada.

Na última segunda-feira, a Indian Sugar Mill Association (ISMA) informou que a produção indiana de açúcar entre outubro e novembro saltou 43% na comparação anual, para 4,11 milhões de toneladas. A ISMA também relatou que 428 usinas de açúcar na Índia estavam moendo cana em 30 de novembro, ante 376 no ano anterior.

A perspectiva de produção recorde no Brasil também pressiona as cotações. A Conab elevou, em 4 de novembro, sua estimativa para a produção brasileira de açúcar em 2025/26 para 45 milhões de toneladas, acima da previsão anterior de 44,5 milhões. Na última segunda-feira, a Unica informou que a produção de açúcar do Centro-Sul na primeira metade de novembro cresceu 8,7% em relação ao ano anterior, totalizando 983 mil toneladas. No acumulado da safra 2025/26 até meados de novembro, a produção do Centro-Sul avançou 2,1% e atingiu 39,179 milhões de toneladas.

Notícias recentes de que o Ministério de Alimentos da Índia está considerando elevar o preço do etanol usado na mistura com gasolina são positivas para o açúcar, pois podem incentivar usinas indianas a direcionar mais cana para a produção de etanol, reduzindo assim a oferta de açúcar.

Os preços também encontram suporte desde 14 de novembro, quando o Ministério de Alimentos da Índia informou que permitirá a exportação de 1,5 milhão de toneladas de açúcar na temporada 2025/26, abaixo das estimativas anteriores de 2 milhões. A Índia introduziu um sistema de cotas para exportações de açúcar em 2022/23 após chuvas tardias reduzirem a produção e limitarem o fornecimento doméstico.

Com informações da Barchart

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
CMAA
DestaqueÚltimas Notícias

CMAA amplia produção de açúcar e mantém margem EBITDA acima de 50% na safra 2025/26

CMAA processou 8,3 milhões de toneladas de cana, impactada pelas condições climáticas....

OpiniãoÚltimas Notícias

Biocombustível brasileiro, sustentabilidade com DNA nacional

O Brasil vive um momento decisivo na corrida global pela descarbonização. Com...

Últimas Notícias

El Niño forte coloca safra de cana 2026/27 em alerta, aponta Itaú BBA

Relatório indica alta probabilidade de um evento forte do fenômeno climático e...