Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Preços do açúcar prejudicados pela ampla oferta global e pela fraqueza do real brasileiro

Publicado

em

Os preços do açúcar estiveram moderadamente mais baixos ontem, 15, com o açúcar de NY caindo para um mínimo de 13 meses e meio e o açúcar de Londres caindo para um mínimo de 13 meses. Na sessão, o contrato de açúcar bruto com vencimento em maio caiu 2,1%, indo a 20,02 centavos de dólar por libra-peso. Por sua vez, o contrato de açúcar branco com vencimento em maio, que expirou na liquidação, caiu 2,2%, para US$ 615,20 por tonelada.

O aumento da produção de açúcar no Brasil está subcotando os preços do açúcar depois que a Unica informou na sexta-feira passada que a produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil na segunda quinzena de março foi de 183.000 toneladas, um aumento de +9% em relação ao ano passado. Além disso, a produção brasileira de açúcar até o momento, na campanha de comercialização de 2023-24 até março, aumentou 25,7% , para 42.425 milhões de t. As usinas de açúcar do Brasil aumentaram a moagem de cana para obter mais açúcar e menos etanol. As usinas moeram 48,87% do total de cana para produção de açúcar neste ano, ante 45,86% no ano passado.

A fraqueza do real brasileiro também está prejudicando os preços do açúcar, já que o real caiu na segunda-feira para o mínimo de 6 meses e meio em relação ao dólar. O real mais fraco incentiva as vendas para exportação pelos produtores de açúcar do Brasil.

Outro fator de baixa para o açúcar foi o relatório de 3 de abril do Escritório do Conselho de Cana e Açúcar da Tailândia, que mostrou que a produção de açúcar da Tailândia em 2023/24 de dezembro a março foi de 8,75 milhões de t, acima da estimativa de fevereiro da Thai Sugar Millers Corp para uma produção de açúcar de 7,5 milhões de t.

Um fator de apoio para o açúcar é o relatório da última terça-feira da Bloomberg, que disse que a Índia pode permitir que as usinas de açúcar usem mais açúcar para produzir etanol. O governo indiano está a considerar permitir que as fábricas utilizem 800 mil toneladas adicionais de açúcar para a produção de etanol este ano. Esta medida sugere que o governo não aliviará em breve as restrições à exportação de açúcar.

Com informações da Barchart
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading