Home Últimas Notícias Preços do açúcar recuam com aumento da produção global e perspectiva de superávit
Últimas Notícias

Preços do açúcar recuam com aumento da produção global e perspectiva de superávit

Compartilhar

Avanço da oferta no Centro-Sul do Brasil e na Índia pressiona as cotações; estimativas apontam excedente global mais elevado em 2025/26

Os preços do açúcar fecharam em queda na quarta-feira, pressionados pelo aumento da produção global e pela perspectiva de maior oferta no mercado internacional. Em Londres, o açúcar registrou o menor patamar em cerca de dois meses e meio, refletindo o cenário de ampliação da disponibilidade do produto nos principais países produtores.

No Brasil, dados divulgados pela UNICA indicam avanço da produção na região Centro-Sul. Segundo a entidade, a produção acumulada de açúcar na safra 2025/26, até dezembro, alcançou 40,222 milhões de toneladas, crescimento de 0,9% na comparação anual. O mix também se manteve mais açucareiro: a proporção de cana destinada à fabricação de açúcar subiu para 50,82% na safra 2025/26, ante 48,16% em 2024/25.

Na Índia, a oferta também apresenta crescimento relevante. A India Sugar Mill Association (ISMA) informou que a produção de açúcar do país entre 1º de outubro e 15 de janeiro da safra 2025/26 somou 15,9 milhões de toneladas, alta de 22% em relação ao mesmo período do ciclo anterior. Em novembro, a associação revisou para cima sua estimativa de produção total da Índia na safra 2025/26, elevando a projeção de 30 milhões para 31 milhões de toneladas, crescimento de 18,8% na comparação anual.

Ao mesmo tempo, a ISMA reduziu sua estimativa de açúcar destinado à produção de etanol no país. A projeção foi ajustada de 5 milhões de toneladas, estimadas em julho, para 3,4 milhões de toneladas, o que amplia a disponibilidade de açúcar para exportação. A Índia é atualmente o segundo maior produtor mundial da commodity.

O mercado também acompanha a possibilidade de aumento das exportações indianas. Os preços do açúcar vêm sendo pressionados diante da expectativa de que o governo do país autorize volumes adicionais de embarques externos, como forma de reduzir o excesso de oferta no mercado doméstico. Segundo declarações do secretário de Alimentos da Índia, o governo avalia permitir novas exportações para aliviar o acúmulo interno. Em novembro, o Ministério da Alimentação do país já havia autorizado a exportação de 1,5 milhão de toneladas de açúcar na safra 2025/26. A Índia adotou um sistema de cotas para exportação a partir da safra 2022/23, após chuvas tardias reduzirem a produção e limitarem a oferta doméstica naquele período.

No cenário global, a perspectiva de superávit reforça o viés baixista para os preços. A Covrig Analytics revisou, em 12 de dezembro, sua estimativa de excedente global de açúcar na safra 2025/26 para 4,7 milhões de toneladas, acima dos 4,1 milhões projetados em outubro. Para a safra 2026/27, no entanto, a consultoria prevê redução do superávit global para 1,4 milhão de toneladas, diante da expectativa de que preços mais baixos desestimulem a produção.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...

Últimas Notícias

Etanol hidratado se estabiliza em São Paulo após sequência de altas desde outubro

Baixa liquidez no spot, oferta restrita de etanol na entressafra e expectativa...