Últimas Notícias
Preços do açúcar se fortalecem à medida que incêndios no Brasil prejudicam as lavouras de açúcar
Os preços do açúcar na terça-feira prolongaram a forte recuperação de segunda-feira, 26. O contrato do açúcar bruto com vencimento em outubro fechou em alta de 0,56 centavo de dólar, ou 2,9%, indo a 19,60 centavos de dólar por libra-peso, depois de atingir uma máxima de cinco semanas, de 19,68 centavos de dólar por libra-peso. O contrato do açúcar branco com vencimento em outubro subiu 4,2%, para US$ 548 por tonelada.
Grandes incêndios no Brasil causados pela seca e pelo calor excessivo danificaram as plantações de açúcar no principal estado produtor de açúcar do Brasil, São Paulo. O grupo industrial de cana-de-açúcar Orplana disse que no último fim de semana, cerca de 2.000 focos de incêndio afetaram até 60.000 hectares de cana-de-açúcar plantados em São Paulo. Os especialistas em commodities da Green Pool disseram que até 5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar podem ter sido perdidas devido aos incêndios.
Os preços do açúcar subiram acentuadamente desde a última quinta-feira, quando a Conab, agência governamental de previsão de safra do Brasil, reduziu sua estimativa de produção de açúcar do Centro Sul do Brasil em 2024/25 para 42 milhões de toneladas, de uma previsão anterior de 42,7 milhões de toneladas, citando rendimentos mais baixos da cana-de-açúcar devido à seca e ao calor excessivo. Separadamente, na campanha de comercialização de 2024/25 até julho, a produção de açúcar Centro-Sul do Brasil aumentou +8% a/a, para 20.753 MMT, de acordo com um relatório da Unica de 13 de agosto.
A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) disse que cerca de 58 mil hectares foram queimados no estado de São Paulo, ou mais de 1% da área.