Home Últimas Notícias Preços do açúcar sobem com previsão de déficit de açúcar no início de 2025
Últimas Notícias

Preços do açúcar sobem com previsão de déficit de açúcar no início de 2025

Compartilhar

Os preços do açúcar subiram na quarta-feira, 23, depois que a Wilmar International, uma das maiores comercializadoras de açúcar do mundo, disse que o mercado enfrenta um “enorme risco de escassez de açúcar brasileiro” no primeiro semestre de 2025 devido aos baixos estoques brasileiros e ao início tardio da safra 2025/26 devido às recentes condições de seca que impactaram o desenvolvimento dos canaviais do Centro-Sul, principal região produtora.

O contrato de açúcar de março de 2025 em Nova Iorque fechou em alta 2,81%, em 22,34 centavos de dólar por libra-peso. O contrato de dezembro de açúcar branco em Londres fechou em alta de 1,76%, em US$ 578,50.

Os preços do açúcar caíram no início desta semana com base nas previsões de chuvas abundantes no Centro-Sul do Brasil durante a próxima semana, o que aliviou parcialmente as preocupações com a seca. O meteorologista Climatempo disse na segunda-feira que são esperadas chuvas mais significativas no Centro-Sul do Brasil a partir de sexta-feira, o que manterá as temperaturas mais amenas e melhorará os níveis de umidade do solo.

No início desta semana, a Datagro previu uma queda de 9,4% na produção de cana-de-açúcar para 2024/25, estimada em 593,01 milhões de toneladas. Como consequência, a produção de açúcar deverá sofrer uma baixa de 8,8%, para 38,70 milhões de toneladas. Durante evento de safra realizado pela Datagro, Plinio Nastari afirmou que apesar das adversidades climáticas, o Brasil continua competitivo no mercado global, com custos de produção mais baixos que concorrentes como França, Índia e Tailândia. Ele ainda ressaltou a importância do mercado externo nos próximos anos, destacando que a Índia está incentivando a mistura de etanol na gasolina, podendo ainda expandir suas exportações, enquanto a Tailândia tem potencial para aumentar o plantio de cana devido aos preços favoráveis da commodity.

Natália Cherubin com informações da Barchart
Compartilhar
Artigo Relacionado
O Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade agrícola graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. No entanto, para isso precisa uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída.
Últimas Notícias

Roberto Rodrigues será enviado especial para agricultura na COP30

O professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura,...

Últimas Notícias

Açúcar: preços avançam e atingem 18,18 centavos de dólar por libra-peso

Os futuros do açúcar bruto negociados na ICE subiram nesta sexta-feira, 25,...

Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos investe em aplicação de vinhaça para irrigar canavial e mitigar efeitos da seca

Para enfrentar os efeitos da seca prolongada que atingiu o país no...