Home Últimas Notícias Preços do milho atingem maior valor nominal do ano com oferta restrita e clima adverso
Últimas Notícias

Preços do milho atingem maior valor nominal do ano com oferta restrita e clima adverso

Compartilhar

A alta nos preços do milho, que começou no final de setembro, ganhou força nas primeiras semanas de outubro. O Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas-SP) fechou a primeira metade do mês com uma média de R$ 66,18 por saca, o maior valor de 2024 até o momento, de acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Na última semana de setembro, os preços do milho já estavam subindo, voltando aos níveis registrados em janeiro deste ano. Esse aumento foi motivado pela estratégia dos produtores de reduzir a oferta no mercado à vista, na expectativa de novos aumentos nos valores. “A espera por preços mais altos levou os vendedores a diminuírem o volume de milho disponível”, explicam os pesquisadores do Cepea.

Outro fator que contribuiu para essa postura dos produtores foi o clima seco e quente no Centro-Oeste, o que gera incertezas sobre a safra de verão, ainda em fase de plantio.

Na primeira semana de outubro, o cenário ficou ainda mais acentuado. Os preços atingiram o maior valor do ano, com o Indicador fechando a R$ 66,18 por saca. Os produtores continuaram a limitar a oferta, aproveitando as condições climáticas desfavoráveis para se afastarem ainda mais das vendas.

Do lado da demanda, os compradores estavam mais interessados em repor seus estoques. Porém, muitos enfrentaram dificuldades devido aos preços mais elevados, o que complicou as negociações.

Com a combinação de pouca oferta e alta procura, a tendência de aumento nos preços deve continuar, enquanto o clima seco no Centro-Oeste segue sendo uma preocupação para o mercado.

Com informações do Cepea
Compartilhar
Artigo Relacionado
O Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade agrícola graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. No entanto, para isso precisa uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída.
Últimas Notícias

Roberto Rodrigues será enviado especial para agricultura na COP30

O professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura,...

Últimas Notícias

Açúcar: preços avançam e atingem 18,18 centavos de dólar por libra-peso

Os futuros do açúcar bruto negociados na ICE subiram nesta sexta-feira, 25,...

Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra...