Home Últimas Notícias Produção de cana na safra 2023/24 atingiu 646,60 milhões de t
Últimas Notícias

Produção de cana na safra 2023/24 atingiu 646,60 milhões de t

Compartilhar

No acumulado da safra 2023/2024, a moagem atingiu 646,60 milhões de toneladas, ante 543,21 milhões de toneladas registradas no mesmo período no ciclo 2022/2023 – um avanço de 19,03%. Na primeira quinzena de fevereiro na região Centro-Sul, o processamento de cana totalizou 548,58 mil toneladas. Nesse mesmo período, no ano anterior, a quantidade processada foi de 73,18 mil toneladas.

Segundo último levantamento da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia) operaram na primeira quinzena de fevereiro 15 unidades produtoras na região Centro-Sul, sendo quatro unidades com processamento de cana, oito empresas que fabricam etanol a partir do milho e três usinas flex.

“No mesmo período, na safra 22/23, operaram 13 unidades produtoras. Ao final da quinzena, uma unidade encerrou a moagem, enquanto no acumulado já se contabilizam 250 unidades. No ciclo anterior, até 16 de fevereiro, 253 usinas haviam terminado com seu período de processamento”, informou a entidade.

A qualidade da matéria-prima colhida acumulada desde o início da safra até a primeira metade de fevereiro, mensurada em kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar processada, apresentou redução de 1,13% na comparação com o mesmo período do último ciclo agrícola, atingindo 139,54 kg de ATR por tonelada nesta safra.

Produção de etanol hidratado sobe quase 98%

A produção de açúcar na primeira metade de fevereiro foi de 27,12 mil toneladas. No acumulado desde 1º de abril, a fabricação do adoçante totaliza 42,16 milhões de toneladas, contra 33,57 milhões de toneladas do ciclo anterior (+25,59%).

Na primeira quinzena de fevereiro, 384,98 milhões de litros (+85,44%) de etanol foram fabricados pelas unidades do Centro-Sul. Do volume total produzido, o etanol hidratado alcançou 233,32 milhões de litros (+97,74%), enquanto a produção de etanol anidro totalizou 151,66 milhões de litros (+69,24%). No acumulado desde o início do atual ciclo agrícola até 16 de fevereiro, a fabricação do biocombustível totaliza 32,48 bilhões de litros (+15,53%), sendo 19,46 bilhões de etanol hidratado (+20,54%) e 13,03 bilhões de anidro (+8,78%).

Da produção total de etanol registrada na primeira metade de fevereiro, 93% foram provenientes do milho, cuja produção atingiu 356,17 milhões de litros neste ano, contra 202,67 milhões de litros no mesmo período do ciclo 22/23 – aumento de 75,74%. No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 5,52 bilhões de litros – expressivo avanço de 43,59% na comparação com igual período do ano passado.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...