Home Últimas Notícias Produção de etanol de milho avança 50,79% em junho
Últimas Notícias

Produção de etanol de milho avança 50,79% em junho

Compartilhar

Na segunda metade de junho, as usinas sucroenergéticas produziram 2,02 bilhões de litros, o que mostra uma queda de 3,90%, se comparado ao mesmo período de 2021. Do volume total produzido, o hidratado alcançou 1,16 bilhão de litros (-6,63%), enquanto a produção de etanol anidro totalizou 859,86 milhões de litros (+0,06%).

O biocombustível produzido a partir do milho registrou 188,84 milhões de litros, contra 125,23 milhões de litros no mesmo período do ciclo 2021/2022 – avanço de 50,79%, de acordo com o último levantamento da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar).

No acumulado do atual ciclo agrícola, a fabricação de etanol atingiu 9,02 bilhões de litros (-7,17%), dos quais 5,80 bilhões consistem em etanol hidratado (-7,86%) e 3,22 bilhões em anidro (-5,89%). No acumulado desde o início da safra, a produção a atingiu 961,76 milhões de litros – avanço de 33,27% na comparação com igual período do ano passado.

De acordo com Antonio de Pádua Rodrigues, diretor executivo da Unica, até o momento as usinas da região Centro-Sul deixaram de fabricar cerca de 1,22 milhão de toneladas de açúcar em prol do aumento da produção de etanol.

“Além disso, a oferta do produto a partir do milho tem tido crescimento robusto e já representa mais de 10% da produção total de álcool na safra. Esses fatores contribuem para que, a despeito da queda em mais de 11% na quantidade de cana processada e 4% na qualidade, o recuo na oferta de etanol seja na casa dos 7%”, disse.

A produção de açúcar na segunda quinzena de junho totalizou 2,49 milhões de toneladas (-14,98%). No acumulado desde o início da safra 2022/2023, a fabricação do adoçante totaliza 9,68 milhões de toneladas, frente às 12,34 milhões de toneladas do ciclo anterior (-21,58%).

Vendas de etanol apresentaram retração

No mês de junho, as unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram 2,46 bilhões de litros de etanol, o que representa uma retração de 1,00% em relação ao mesmo período da safra 2021/2022.

No mercado interno, o volume de etanol hidratado comercializado foi de 1,33 bilhão de litros, que representa uma queda de 6,35% em relação ano anterior. As vendas domésticas de etanol anidro, por sua vez, totalizaram 836,81 milhões de litros no mês, volume 2,01% inferior ao observado em junho de 2021.

No acumulado da safra, foram comercializados 4,11 bilhões de litros de hidratado domesticamente (-6,86%) e 2,42 bilhões de litros de etanol anidro (+3,65%). Desde o início da safra 2022/2023, as vendas globais (mercado interno e exportação) das unidades produtoras totalizam 7,03 bilhões de litros de etanol, o que representa uma queda de 1,86% em relação ao mesmo período da safra anterior. Desse volume, segundo a Unica, as vendas de etanol hidratado totalizaram 4,30 bilhões de litros (-8,03%); já as de anidro, 2,73 bilhões de litros (+9,70%).

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Tereos investe R$ 568 milhões na renovação de canaviais

Recursos integram pacote de R$ 839 milhões destinado à manutenção das operações...

Últimas Notícias

Super El Niño amplia riscos à oferta global de açúcar, aponta Hedgepoint

Seca na Ásia, chuvas no Brasil e revisão para baixo na União...

Últimas Notícias

Argélia abre mercado para DDG brasileiro e amplia espaço para coproduto do etanol de milho

Autorização ocorre em meio ao crescimento das exportações do produto, que já...

Últimas NotíciasDestaque

TST afasta responsabilidade de usina em acidente com empregado de transportadora de cana

Decisão reforça que contratação comercial de transporte não configura, por si só,...