Home Últimas Notícias Produção de petróleo do Brasil sobe 16,9% em maio para 4,3 mi barris ao dia, diz ANP
Últimas Notícias

Produção de petróleo do Brasil sobe 16,9% em maio para 4,3 mi barris ao dia, diz ANP

Compartilhar

A produção média de petróleo do Brasil cresceu 16,9% em maio, ante o mesmo período do ano passado, para 4,3 milhões de barris por dia (bpd), o segundo maior volume médio mensal da história, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta quarta-feira, 1º.

O montante só ficou abaixo de abril, quando a produção brasileira registrou o terceiro mês consecutivo de recorde, com 4,33 milhões de bpd.

O desempenho seguiu sustentado pelo pré-sal, que produziu 3,47 milhões de bpd de petróleo no quinto mês do ano, equivalente a mais de 80% da produção da commodity no país.

O resultado reforça a trajetória de crescimento após o Brasil ter registrado, em 2025, produção média recorde de petróleo de 3,77 milhões de bpd.

Considerando os dados por concessionário, a Petrobras – maior produtora do país – respondeu por 2,55 milhões de bpd de petróleo em maio, segundo a ANP. A Shell, segunda maior produtora do país e principal parceira da Petrobras no pré-sal, produziu 415,3 mil bpd, enquanto a TotalEnergies registrou 209,9 mil bpd.

Já produção de gás natural do Brasil somou 206,06 milhões de metros cúbicos por dia no período, recuo de 0,3% frente ao mês anterior, mas com alta de 19,6% na comparação anual, segundo os dados.

Mas nem todo o gás produzido é comercializado. Em maio, 60,83 milhões de m³ ao dia foram disponibilizados ao mercado, enquanto 120,13 milhões de m³ ao dia foram reinjetados nos reservatórios. Além disso, houve consumo interno de 19,23 milhões de m³ ao dia nas plataformas e queima de 5,87 milhões de m³ ao dia.

Considerando petróleo e gás natural, a produção total brasileira chegou a 5,597 milhões de barris de óleo equivalente por dia em maio.

*Reuters

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Governo, no momento adequado, saberá como implementar lei da reciprocidade, diz Alckmin

Executivo anunciou que haverá recalibragem do chamado plano Brasil Soberano, que prevê...

Últimas NotíciasDestaque

Cocal amplia moagem para 8,6 milhões de t, mas lucro cai 48,5% na safra 2025/26

Companhia registra recuperação da produtividade agrícola, amplia a produção de etanol e...

Últimas Notícias

Moody’s rebaixa Cosan após crise na Raízen e mantém perspectiva negativa

Decisão foi influenciada pelos impactos da reestruturação da Raízen e redução nos...

Últimas NotíciasDestaque

Portugal e Brasil buscam investidores para usinas de combustíveis sustentáveis

Portugal e o Brasil estão buscando atrair investidores brasileiros para construir uma...