Home Últimas Notícias Produtividade dos canaviais do Centro-Sul sobe 7,5% na safra até novembro, diz CTC
Últimas Notícias

Produtividade dos canaviais do Centro-Sul sobe 7,5% na safra até novembro, diz CTC

Foto/Ilustrativa (Crédito: RPAnews)
Compartilhar

A produtividade da cana-de-açúcar da safra 2022/23 manteve a tendência de alta em novembro no Centro-Sul do Brasil e marcou avanço de 7,5% desde abril, quando começa oficialmente a moagem na principal região produtora do país, afirmou nesta sexta-feira, 16, o boletim do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

A média dos oito primeiros meses da safra, quando o setor processa a grande maioria da matéria-prima prevista, atingiu 73 toneladas por hectare, versus 68 t/ha no mesmo período de 2021/22.

“A safra 2022/23 está sendo marcada pela recuperação da produtividade agrícola dos canaviais, devido principalmente ao maior volume e melhor distribuição das chuvas registrado na maioria das regiões produtoras de cana-de-açúcar”, disse o CTC.

Na temporada passada, além da seca, o setor sofreu com geadas.

Regionalmente, as produtividades foram praticamente todas superiores às registradas na safra passada, com exceção de Mato Grosso do Sul (-1,6%).

Os destaques positivos foram de São José do Rio Preto (+20,8), Araçatuba (+15,6) e São Paulo (+10,6).

Em novembro, a média da produtividade dos canaviais na região Centro-Sul atingiu 69,4 to/ha, 6,4% a mais do que no mesmo mês da safra 2021/22.

No acumulado de abril a novembro, a qualidade de matéria-prima (ATR) foi praticamente igual à da safra anterior, variando menos de 0,5% em relação à 2021, para 137,4 quilos por tonelada de cana.

Segundo o CTC, destacam-se com ATR superior ao ciclo anterior as regiões de Goiás e Minas Gerais, que tiveram aumento no acúmulo de sacarose principalmente devido ao regime hídrico que não foi tão expressivo nessas localidades.

 

Reuters
Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoÚltimas Notícias

Exportações de açúcar VHP caem 19% em julho; etanol avança 18%

As exportações brasileiras do complexo sucroenergético apresentaram desempenhos distintos em julho. Enquanto...

Últimas NotíciasAgrícola

Rubi S.A. amplia uso de drones no canavial e fortalece manejo sustentável de pragas

Drones já são utilizados em cerca de 14 mil hectares dos canaviais...

Últimas Notícias

Lula assina decretos sobre energia, incluindo abertura de mercado e hidrogênio verde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira, 12, quatro...