Home Últimas Notícias Propostas de reformas no RenovaBio serão enviadas para Lula
Últimas Notícias

Propostas de reformas no RenovaBio serão enviadas para Lula

Renovabio
Compartilhar

Duas propostas de projetos de lei que reformam o RenovaBio com o objetivo desobrigar as distribuidoras de baterem as metas de compra de créditos de descarbonização (CBios), foram enviadas pelo MME (Ministério de Minas e Energia) ao próximo governo, de Luiz Inácio Lula da Silva.

O conteúdo das PLs, propostas pelo ministro Adolfo Sachsida na última semana, repetem a medida provisória apresentada ao mercado no início de setembro, que teve uma repercussão bastante negativa entre os produtores de biocombustíveis.

Um dos PLs propõe a regulação dos créditos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Atualmente, o ativo ambiental é regulado pela B3. E cria um sistema de informação pública sobre resultados do programa, com dados acerca da expansão da produção de biocombustíveis. A medida atende uma parte das distribuidoras que acusam os produtores de manipulação do mercado.

O outro PL prevê a criação do CBio+, um título para remunerar a descarbonização adicional e com parâmetros que permitam a fungibilidade para acesso a outros mercados de carbono. Elas propõem a inclusão de biocombustíveis como o diesel verde e o diesel coprocessado com óleos vegetais.

Segundo o MME, conforme reportagem da EPBR, isso aumentaria a oferta de créditos e teria potencial para reduzir o preço do título, que em junho deste ano chegou a ser negociado a R$ 202. Hoje é cotado a R$ 85,60, em média.

Além disso, altera a parte obrigada no programa. Hoje, as distribuidoras têm metas de descarbonização atualizadas anualmente de acordo com sua participação no mercado de combustíveis e precisam adquirir CBios para cumpri-las.

Cada crédito equivale a uma tonelada de carbono e é emitido por produtores de biocombustíveis de acordo com sua eficiência energética e ambiental.

A proposta do governo de saída é transferir essa obrigação para refinadores e importadores de combustíveis, o que concentraria a maior parte da compra na Petrobras, que também poderia passar a emitir créditos com seu diesel coprocessado.

Com informações da EPBR/Nayara Machado
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Com muita liquidez no caixa, São Martinho terá safra tranquila
Últimas Notícias

São Martinho aprova incorporação da Nova Egito Agrícola e extingue subsidiária

A São Martinho informou que aprovou, a Assembleia Geral Extraordinária, a incorporação...

Últimas Notícias

Raízen avalia alternativas para reduzir alavancagem e fortalecer liquidez

A Raízen S.A. informou que iniciou a contratação de assessores financeiros e...

DestaqueÚltimas Notícias

Recuperações judiciais atingem novo recorde e cana-de-açúcar amplia participação no fim de 2025

Relatório do 4º trimestre da RGF & Associados mostra avanço das recuperações...

Últimas Notícias

BrasilAgro tem lucro no trimestre, mas cana-de-açúcar pressiona resultado do semestre

Receita cresce no 2T26 e companhia volta ao lucro no período, enquanto...