Home Últimas Notícias Queda na safra de cana-de-açúcar em São Paulo reflete desafios climáticos
Últimas Notícias

Queda na safra de cana-de-açúcar em São Paulo reflete desafios climáticos

De acordo com a última previsão do Pecege, a safra 2023/24 deve atingir 587,3 milhões de toneladas, o que significa uma alta de 6,74% em relação a safra que está terminando. (Credito: Natália Cherubin)
Compartilhar

Relatório com dados da Conab aponta redução significativa na produtividade em 2024/25

O terceiro levantamento do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sobre a safra de cana-de-açúcar 2024/25 em São Paulo revisou para baixo a estimativa de produção, agora projetada em 348,17 milhões de toneladas. A nova previsão representa uma queda de 2,25% em relação ao levantamento anterior e de 9,2% comparada à safra passada.

Mesmo com aumento de 6,2% na área colhida, totalizando 4,35 milhões de hectares, a produtividade caiu para 80.112 kg/ha. A redução, de 14,5%, se deve a fatores como a escassez de chuvas até setembro, ondas de calor extremo e incêndios que afetaram mais de 400 mil hectares.

A estimativa para produção de açúcar é de 26 milhões de toneladas, uma redução de quase 8% em comparação à safra anterior. Já a produção de etanol deve alcançar 13,5 bilhões de litros, uma queda de 2,4%, sendo 7,6 bilhões de litros de etanol hidratado (-0,5%) e 5,85 bilhões de litros de etanol anidro (-4,7%).

A projeção para o índice de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) médio é de alta de 2,7%, estimado em 139,1 kg/tonelada de cana. O ATR total, porém, deve cair 6,7%, somando 48,44 milhões de toneladas.

No cenário nacional, a produção de cana-de-açúcar também deve enfrentar redução, com estimativa de 678,7 milhões de toneladas, marcando queda de 4,8% em relação à safra 2022/23.

Com informações da Faesp
Compartilhar
Artigo Relacionado
Com muita liquidez no caixa, São Martinho terá safra tranquila
Últimas Notícias

Ação da São Martinho sobe com otimismo do BTG, que vê forte potencial de valorização

As ações da São Martinho registraram alta de cerca de 2% nesta...

Últimas Notícias

Disputa por terras no interior de SP opõe produtores de cana e empresas de celulose

O avanço de empresas do setor de celulose sobre áreas rurais no...

India
Últimas Notícias

Produção de açúcar da Índia alcança 25,74 milhões de toneladas na safra 2024/25

A Índia produziu 25,74 milhões de toneladas de açúcar na safra 2024/25...

saf
Últimas Notícias

Brasil pode liderar produção de SAF com menor custo e emissão, aponta executivo da Copersucar

O Brasil tem potencial para se tornar um dos principais produtores mundiais...