Conecte-se conosco
 

Destaque

Raízen, com programa inédito promove sustentabilidade entre fornecedores

Publicado

em

Raízen mostra bons resultados de programa inédito para fornecedores de cana

Raízen mostra bons resultados de programa inédito para fornecedores de cana

A Raízen, com o objetivo de adoção de boas medidas para minimizar os impactos sociais, ambientais e econômicos de etapas do sistema produtivo, vem mostrando que o Programa ELO, inédito na cadeia produtiva global de cana-de-açúcar, é um case de sucesso dentro e fora de suas unidades.

Os avanços consistentes na qualidade de vida dos trabalhadores da cadeia de fornecimento da empresa – de quase 2 mil fornecedores – em cinco Estados do Brasil -, vêm posicionando o ELO como uma referência no setor, e mostrando que é possível ter um desenvolvimento sustentável, econômico e responsável.

Criado em 2014, o Programa ELO foi desenvolvido para orientar a atuação dos fornecedores de cana nos diversos aspectos que envolvem o tema, tais como: melhoria contínua dos fornecedores de cana da Raízen, garantia do suprimento de cana sustentável, tendência de mercado, redução do risco e sustentabilidade econômica, ambiental e social. Tais premissas, deixam evidente que o desenvolvimento sustentável é um valor fundamental que está no dia a dia da companhia.

Nas três últimas safras (2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020), a Raízen investiu aproximadamente R$ 16,5 milhões no Programa, além de mobilizar diretamente um time de 25 pessoas, das áreas de Sustentabilidade, Negócios Agrícolas e indiretamente, 150 pessoas ligadas às áreas Jurídico, Comunicação, SSMA e Agronômico, além de três vice-presidências da companhia.

Recentemente, o case do Programa ELO foi selecionado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL – ONU) para compor um repositório de iniciativas transformadoras, capazes de contribuir com um modelo de desenvolvimento econômico mais sustentável e inclusivo.

Com o objetivo de somar expertise, a Raízen se juntou com a Solidaridad, organização especializada no desenvolvimento de cadeias de produção sustentáveis, e o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) para construir um programa capaz de contribuir com o desenvolvimento sustentável dos fornecedores de cana. Atualmente, os 2 mil fornecedores de cana atendidos pelo ELO, localizadas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul, correspondem a 99,6% do volume adquirido de terceiros pela Raízen, e a aproximadamente 50% do total de matéria-prima utilizada na moagem para produção de açúcar e etanol.

Os resultados do Programa ultrapassam as portas das 26 unidades produtoras de etanol, açúcar e bioenergia da companhia, atingindo positivamente o setor sucroenergético.

Por ano, uma média 700 fornecedores aderiram ao ELO e, entre as safras 2014/2015 e 2018/2019, foram realizadas mais de 6 mil visitas em campo. Em cada visita, o time envolvido no programa propõe recomendações de melhorias, de acordo com as necessidades identificadas nas visitas técnicas, e fornecem apoio na priorização e no planejamento de ações e investimentos em suas propriedades.

Esses monitoramentos também permitiram identificar que, dos fornecedores aderentes ao ELO, cerca de 52% cultivam outras commodities, e que o programa vem ressoando as boas práticas assimiladas também em outros segmentos e atuações do agronegócio. É com o ELO que a Raízen, parceiros e grandes players do setor vêm engajando seus fornecedores de cana a adotarem medidas que garantam a padrões de excelência na integração da sustentabilidade para além das suas operações.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade