Home Últimas Notícias Reservas totais de petróleo do Brasil sobem 2,3% e de gás 19,9% em 2023, diz ANP
Últimas Notícias

Reservas totais de petróleo do Brasil sobem 2,3% e de gás 19,9% em 2023, diz ANP

Compartilhar

As reservas totais de petróleo no Brasil subiram 2,3% em 2023 em relação a 2022, chegando a 27,5 bilhões de barris, enquanto as reservas de gás natural tiveram alta de 19,9%, alcançando 704,7 bilhões de metros cúbicos, segundo o Anuário Estatístico Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024 publicado nesta sexta-feira, 28, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Já as reservas provadas de petróleo somaram 15,9 bilhões de barris, um aumento de 7% na mesma comparação. A produção nacional de petróleo cresceu 12,6% em 2023 e atingiu 3,4 milhões de barris por dia, enquanto a produção de petróleo do pré-sal alcançou a média de 2,6 milhão de barris por dia no ano, cerca de 76,4% da produção do país.

No ano passado, as reservas provadas de gás natural atingiram 517,1 bilhões de m³, crescimento de 27,2% em relação ao ano anterior. A produção de gás natural teve acréscimo de 8,6%, décimo quarto ano consecutivo de aumento, e atingiu 149,8 milhões de m³ por dia. No pré-sal, a produção de gás natural também segue aumentando sua participação no total nacional e correspondeu a 74,7%.

Em 2023, as exportações de petróleo alcançaram o volume de 1,6 milhão de barris por dia, e as importações do produto alcançaram 290 mil barris por dia.

A ANP informou ainda que, no setor de biocombustíveis, a produção de biodiesel foi 20,4% superior à de 2022. Já a produção de etanol foi 15,5% maior do que a do ano anterior, atingindo a marca histórica de 35,4 bilhões de litros.

O etanol hidratado apresentou maior competitividade dos preços em relação à gasolina C, o que resultou, em 2023, em um crescimento de 5,1% nas vendas deste combustível.

A produção nacional de derivados cresceu 4,2% em 2023 e atingiu 2,2 milhões de barris por dia, em torno de 87% da capacidade instalada de refino. Já as vendas de derivados pelas distribuidoras registraram crescimento de 4,7%, com destaque para as vendas de querosene de aviação, que cresceram 9,6%.

O anuário registra também que no ano passado, o volume de obrigações da cláusula dos contratos de concessão, partilha e cessão onerosa relativa aos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) foi de R$ 3,9 bilhões. Já o montante gerado de participações governamentais atingiu R$ 97 bilhões em 2023, queda de 25,4% em relação ao ano anterior.

Em 2023 foram promovidas pela ANP dois ciclos da Oferta Permanente: o 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão e o 2º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da Produção, informou a agência.

Com informações da Agência Estado
Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar cristal amplia perdas com mercado retraído e oferta ainda confortável

Os preços do açúcar cristal branco seguem em queda no mercado paulista,...

Últimas Notícias

Preços do etanol avançam pela segunda semana seguida no mercado paulista

Os preços dos etanóis anidro e hidratado registraram alta pela segunda semana...

Últimas Notícias

Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americano da cadeia da bioenergia durante a Fenasucro & Agrocana

Realizado paralelamente à feira, ATALAC reunirá profissionais, pesquisadores e empresas da América...