Home Destaque RPA Consultoria recebe missão do governo do Mali, que busca soluções para indústria canavieira
DestaqueÚltimas Notícias

RPA Consultoria recebe missão do governo do Mali, que busca soluções para indústria canavieira

Compartilhar

Grupo de representantes malienses visitou Brasil em busca de insights e parcerias para impulsionar produção de açúcar do país.

Uma missão representativa do governo do Mali desembarcou no Brasil com um objetivo claro: encontrar soluções e parcerias para impulsionar a produção de açúcar em seu país. Contratando os serviços da RPA Consultoria, controladora da mídia RPANews Cana & Indústria, o Mali busca melhorar a performance de suas três usinas canavieiras, todas sob controle parte estatal e parte chinês.

As usinas do Mali são situadas em um perímetro irrigado e operam em uma área de transição, onde o Sul do deserto do Saara dá lugar a uma região de Savana. As chuvas escassas tornam a irrigação essencial para o cultivo da cana-de-açúcar, e o governo do Mali tem buscado melhorar a eficiência dessa produção.

De acordo com Ricardo Pinto, diretor da RPA Consultoria, ele diz que o governo do Mali contratou uma avaliação agora, no começo do ano, para saber como está a performance da área agrícola, o governo acha que podem ser melhores na produção de açúcar do seu país. Ainda, de acordo com Ricardo Pinto, o relatório está prestes a ser finalizado. Enquanto o relatório foi sendo feito, os visitantes foram direcionados para uma semana de visitas técnicas e reuniões no Brasil.

Três integrantes do grupo que chegaram com uma semana de antecedência, visitaram a cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), lá eles conheceram plantios de grãos e algodão. A região possui características semelhantes à região do Mali.

Logo após, os outros integrantes chegarão ao Brasil e seguiram roteiro para feira da Agrishow, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, onde puderam conhecer de perto equipamentos e tecnologias empregados na indústria açucareira brasileira. Além disso, eles foram recebidos em diversas empresas do setor e instituições de pesquisa e desenvolvimento, como a Usina Pitangueiras, a empresa E-Machine em Sertãozinho, a RIDESA, em Araras, e o Instituto Pecege em Piracicaba. O grupo também teve a oportunidade de fazer contatos com uma trading exportadora de açúcar em São Paulo e no dia seguinte aproveitar um dia livre na cidade, conhecendo um pouco mais da cultura brasileira.

Apesar das iniciativas para melhorar a produção interna de açúcar, o Mali permanece como um importador líquido desse produto, com uma necessidade anual de cerca de 150 mil toneladas para atender a uma população de 26 milhões de habitantes. No entanto, o grupo expressou sua determinação em buscar parcerias e soluções que possam reduzir sua dependência de importações no curto e médio prazo.

Ao final da missão, espera-se que as conexões estabelecidas e os conhecimentos adquiridos possam contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável da indústria canavieira no Mali.

Jeniffer Santos com supervisão de Natália Cherubin para a RPAnews.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,12 por litro a partir desta sexta-feira

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (17) uma redução de R$ 0,12 por...

Últimas Notícias

Uso de irrigação por gotejamento avança e ganha protagonismo na Agrishow 2025

A Agrishow, uma das maiores vitrines do agronegócio mundial, mais uma vez...

OpiniãoÚltimas Notícias

Raízen em jejum de lucro e dieta de otimismo: Cosan vende, Shell observa e o mercado

Em 2021, a Raízen estreou na B3 com pompa e circunstância, como...

Últimas Notícias

Atvos afirma que está atenta a novas oportunidades, mas não confirma compra de usinas da Raízen

A Atvos, empresa controlada pelo fundo Mubadala Capital, estaria considerando apresentar uma...