Home Últimas Notícias Safra 2022/23: moagem de cana pode flutuar entre 539 e 542 milhões de t
Últimas Notícias

Safra 2022/23: moagem de cana pode flutuar entre 539 e 542 milhões de t

Compartilhar

A moagem de cana-de-açúcar da safra 2022/23 do Centro-Sul do Brasil pode chegar a 539 milhões de t. Essa é a última estimativa que foi dada pela consultoria Canaplan. O número é próximo das estimativas de outras consultorias como a Datagro e o Pecege, cuja projeção é de uma moagem próxima a 542 milhões de toneladas.

Enquanto a Datagro reduziu sua estimativa inicial, que era de 545 milhões de t, a Canaplan tinha um range maior e apostava, no início da safra (abril de 2022), em uma safra que poderia flutuar entre 530 a 560 milhões de t. “Os 560 milhões aconteceriam se tivéssemos uma condição melhor e 530 se o clima fosse seco como no anterior. Em um  cenário com uma área colhida de 7,48 milhões de hectares, com uma idade média de 3,47 anos, com média de 72 t/ha, com 139 kg de ATR e, portanto, um mix de açúcar de 45,5%, estamos falando de 539 milhões de t de cana”, disse Caio Carvalho, diretor da Canaplan, durante evento de Estimativa de Safra da companhia.

Para a produção de açúcar, neste cenário, a Canaplan projeta 32,50 milhões de t de açúcar e 28,40 bilhões de litros de etanol, dos quais 4,40 bilhões de l vem do milho. “Olha como está ajudando o milho. A expectativa é de milho para a safra que vem, 2023/24, é de 6,2 bilhões de litros. É uma coisa impressionante”, disse Caio Carvalho.

Segundo Carvalho, para realizar a projeção a consultoria considerou atraso da safra 2022/23, que deve ser a maior dos últimos dez anos, a recuperação do TCH devido as chuvas, o fato do ATR ter se mantido, a idade do canavial que caiu com a maior renovação, o atraso na moagem da cana, que tem sido mais lenta devido as chuvas e, por último, a área de colheita, que ainda é incerta.

“Os últimos dados acumulados (abril a outubro) mostram que a safra 2022/23 está menor que a safra 2010/11. É muito tempo voltar todo esse período e ver que a safra está menor. Esse dado é relevante para que o setor não faça voos altos achando que terá números espetaculares. E relevante olhar para imaginarmos a projeção”, disse Carvalho.

Com relação a produtividade média dos canaviais, a consultoria vê três níveis de produtividade que devem fechar a safra- entre 71, 72 ou 73 t/ha -considerando que a área está 7,48 milhões de hectares.

A última projeção do Pecege, de outubro  de 2022, mostra um TCH médio 72,55 para o Centro-Sul com um ATR atingindo 140,82.

Natália Cherubin para RPAnews

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Jalles projeta recuperação da produtividade e amplia investimentos em irrigação na safra 2026/27

Companhia prevê moagem de 7,8 milhões de toneladas de cana, crescimento de...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaquePopular

Sensores, plataformas digitais e automação transformam a gestão da irrigação nas usinas

Monitoramento de solo, planta, clima e sistema hidráulico ampliam a precisão das...

Últimas Notícias

Perspectiva de um El Niño intenso traz mudanças para mercado global de açúcar

Com a formação do fenômeno climático El Niño já confirmada, especialistas consideram que...

Últimas NotíciasDestaque

Cerradinho Bio amplia lucro em 90% na safra 2025/26 e registra crescimento na produção de açúcar

Companhia encerra a safra 2025/26 com EBITDA de R$ 1,5 bilhão, crescimento...