Home Últimas Notícias Safra 2023/24: moagem acumulada atinge 645,38 milhões de t
Últimas Notícias

Safra 2023/24: moagem acumulada atinge 645,38 milhões de t

Colheita cana-de-açúcar (Foto/Ilustração)
Compartilhar

O crescimento registrado é de 18,89% em relação o ano anterior, quando foram moídas 542,83 milhões de toneladas 

A moagem de cana-de-açúcar do acumulado da safra 2023/2024, atingiu 645,38 milhões de toneladas, ante 542,83 milhões de toneladas registradas no mesmo período no ciclo 2022/2023 – um avanço de 18,89%. Já considerando dados da primeira quinzena de janeiro, de acordo com a Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia), a região Centro-Sul totalizou 1,11 milhão de toneladas. Nesse mesmo período, no ano anterior, a quantidade processada foi de 439,83 mil toneladas.

Dados do Centro de Tecnologia Canavieira registraram, para o mês de dezembro, um rendimento agrícola de 81 toneladas de cana por hectare, o que representa um aumento de 16% em relação ao mesmo período no ciclo de colheita passado. No acumulado da safra 2023/2024, o indicador atinge a marca de 87,6 t/ha, frente a 77,2 t/ha do ciclo 2022/2023.

De acordo com a Unica, operaram na primeira quinzena de janeiro 25 unidades produtoras na região Centro-Sul, sendo dez unidades com processamento de cana, sete empresas que fabricam etanol a partir do milho e oito usinas flex.

“No mesmo período, na safra 22/23, operaram 16 unidades produtoras. Ao final da quinzena, duas unidades encerram a moagem, enquanto no acumulado já se contabilizam 245 unidades. No ciclo anterior, até 16 de janeiro, 247 usinas haviam terminado com seu período de processamento. Para a próxima quinzena, está previsto que mais quatro unidades produtoras encerarão a safra”, afirmou a entidade em relatório.

A qualidade da matéria-prima colhida acumulada desde o início da safra até a primeira metade de janeiro, mensurada em kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar processada, apresentou redução de 1,13% na comparação com o mesmo período do último ciclo agrícola, atingindo 139,55 kg de ATR por tonelada nesta safra.

Etanol: hidratado cresce 121,62% em janeiro

A produção de açúcar na primeira metade de janeiro atingiu 48,26 mil toneladas. No acumulado desde 1º de abril, a fabricação do adoçante totaliza 42,1 milhões de toneladas, contra 33,55 milhões de toneladas do ciclo anterior, registrando uma alta de 25,49%.

Na primeira quinzena de janeiro, 338,22 milhões de litros de etanol foram fabricados pelas unidades do Centro-Sul, uma alta de 62,41%. Do volume total produzido, o etanol hidratado alcançou 214,23 milhões de litros, alta de 121,62%, enquanto a produção de etanol anidro foi de 123,99 milhões de litros, também registrando um crescimento de 11,12%.

No acumulado desde o início do atual ciclo agrícola até 16 de janeiro, a fabricação do biocombustível totaliza 31,79 bilhões de litros (+14,79%), sendo 19,01 bilhões de etanol hidratado (+19,41%) e 12,78 bilhões de anidro (+8,54%).

Da produção total de etanol registrada na primeira metade de janeiro, 83% foram provenientes do milho, cuja produção foi de 280,70 milhões de litros neste ano, contra 187,01 milhões de litros no mesmo período do ciclo 22/23 – aumento de 50,10%. No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 4,89 bilhões de litros – avanço de 42,11% na comparação com igual período do ano passado.

Natália Cherubin para RPAnews
Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
combustiveis
Últimas Notícias

Deputados aprovam projeto que torna crime aumento abusivo de preços de combustíveis

Pena será aplicada a quem aumentar, de forma artificial e sem justa...

Últimas Notícias

bp bioenergy amplia uso de inteligência artificial para segurança e gestão operacional no campo

Companhia utiliza IA, monitoramento em tempo real e conectividade para apoiar operações...

Últimas Notícias

Safra 2026/27 começa sob pressão de custos, clima e incertezas no mercado bioenergético

Evento promovido pela Canaoeste reuniu lideranças do setor para discutir produtividade, Consecana,...

Últimas Notícias

Raízen quer aprovar plano de reestruturação sem apoio de bondholders, dizem fontes

Segundo pessoas que falaram com a Bloomberg News, companhia calcula que possui...