Home Últimas Notícias Safra de cana 2023/24 atinge 646,39 milhões de t e 24 unidades dão início a nova temporada
Últimas Notícias

Safra de cana 2023/24 atinge 646,39 milhões de t e 24 unidades dão início a nova temporada

Compartilhar

A moagem de cana-de-açúcar na primeira quinzena de março na região Centro-Sul totalizou 2,22 milhões de toneladas. Nesse mesmo período, no ano anterior, a quantidade processada foi de 605,29 mil toneladas. No acumulado da safra 2023/2024, a moagem atingiu 649,39 milhões de toneladas, ante 543,89 milhões de toneladas registradas no mesmo período no ciclo 2022/2023 – um avanço de 19,40%. Os dados são do último levantamento da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia).

Nos primeiros 15 dias de março, 24 unidades deram início à safra 2024/2025. Ao término da quinzena, estão em operação 40 unidades produtoras na região Centro-Sul, sendo 28 unidades com processamento de cana, nove empresas que fabricam etanol a partir do milho e três usinas flex. No mesmo período, na safra 22/23, operaram 23 unidades produtoras.

Em levantamento realizado pela Unica, espera-se que 39 unidades produtoras reiniciem as atividades durante a segunda quinzena de março. O ritmo de retorno das usinas pode sofrer alterações a depender das condições climáticas de cada região canavieira.

A qualidade da matéria-prima colhida acumulada desde o início da safra até a primeira metade de março, mensurada em kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar processada, apresentou redução de 1,17% na comparação com o mesmo período do último ciclo agrícola, atingindo 139,44 kg de ATR por tonelada nesta safra.

Produção de etanol hidratado cresce 104% em março

A produção de açúcar na primeira metade de março foi de 64,30 mil toneladas. No acumulado desde 1º de abril de 2023, a fabricação do adoçante totaliza 42,24 milhões de toneladas, contra 33,58 milhões de toneladas do ciclo anterior, uma alta de 25,80%.

Na primeira quinzena de março, 366,62 milhões de litros (+38,57%) de etanol foram fabricados pelas unidades do Centro-Sul. Do volume total produzido, o etanol hidratado alcançou 336,08 milhões de litros (+104%), enquanto a produção de etanol anidro totalizou 30,55 milhões de litros (-69,39%). No acumulado desde o início do atual ciclo agrícola até 16 de março, a fabricação do biocombustível totaliza 33,07 bilhões de litros (+15,90%), sendo 20,06 bilhões de etanol hidratado (+22,32%) e 13,00 bilhões de anidro (+7,22%).

Da produção total de etanol registrada na primeira metade de março, 71% foram provenientes do milho, cuja produção atingiu 259,04 milhões de litros neste ano, contra 238,59 milhões de litros no mesmo período do ciclo 22/23 – aumento de 8,57%. No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 5,96 bilhões de litros – expressivo avanço de 40,89% na comparação com igual período do ano passado.

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Índia diz que, por ora, não há planos de aumentar mistura de etanol na gasolina

A Índia não tem planos de aumentar o teor de etanol na...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos dobra frota de colhedoras de duas linhas e reduz consumo de diesel na colheita de cana

Tecnologia proporciona economia média de 20% de combustível por tonelada colhida e...

Últimas Notícias

Etanol atinge menor preço desde 2024 e amplia vantagem frente à gasolina para veículos flex

Levantamento aponta queda de 0,95% no preço médio do biocombustível em julho,...

Últimas NotíciasDestaque

Venda de usina é positiva para a Raízen, mas não basta para reduzir dívida, diz Citi

Com a aquisição, Adecoagro deve ampliar capacidade de moagem em 24% A venda...