Home Destaque Safra de cana-de-açúcar atingiu 538,85 milhões de t no Centro-Sul até agora
DestaqueÚltimas Notícias

Safra de cana-de-açúcar atingiu 538,85 milhões de t no Centro-Sul até agora

Colheita cana-de-açúcar (Foto/Ilustração)
Compartilhar

Na primeira quinzena de outubro, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram 33,83 milhões de toneladas ante a 32,93 milhões da safra 2023/2024 – aumento de 2,75%. No acumulado da safra 2024/2025 até 16 de outubro, a moagem atingiu 538,85 milhões de toneladas, ante 526,43 milhões de toneladas registradas no mesmo período no ciclo anterior – crescimento de 2,36%. Os dados foram divulgados hoje, 25, pela Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia).

De acordo com a Unica, operaram na primeira quinzena de outubro 255 unidades produtoras na região Centro-Sul, sendo 236 unidades com processamento de cana, nove empresas que fabricam etanol a partir do milho e dez usinas flex. No mesmo período, na safra 23/24, operaram 259 unidades produtoras.

Até o final da primeira quinzena de outubro, sete unidades encerraram a moagem. No acumulado, 12 unidades finalizaram as operações no ciclo 2024/2025. No mesmo período da safra anterior, quatro usinas haviam finalizado a moagem.

Em relação à qualidade da matéria-prima, o nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) registrado na primeira quinzena de outubro atingiu 160,30 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, contra 149,84 kg por tonelada na safra 2023/2024 – variação positiva de 6,98%. No acumulado da safra, o indicador marca 142,23 kg de ATR por tonelada, índice levemente superior (1,03%) ao do último ciclo na mesma posição.

Produção de hidratado cresceu quase 22% na primeira

A produção de açúcar nos primeiros quinze dias de outubro foi de 2,44 milhões de toneladas. No acumulado desde o início da safra até 16 de outubro, a fabricação do adoçante totalizou 35,59 milhões de toneladas, contra 34,91 milhões de toneladas do ciclo anterior (+1,93%).

Na primeira quinzena de outubro apenas 47,28% da cana-de-açúcar foi destinada à fabricação de açúcar, uma queda em comparação aos 48,12% registrados no mesmo período do ano anterior.

A fabricação de etanol pelas unidades do Centro-Sul, por sua vez, atingiu 2,01 bilhões de litros na primeira metade do mês, sendo 1,29 bilhão de litros de etanol hidratado (+21,95%) e 722,07 milhões de litros de etanol anidro (+3,56%). No acumulado desde o início da safra até 16 de outubro, a fabricação do biocombustível totalizou 27,21 bilhões de litros (+7,93%), sendo 17,39 bilhões de etanol hidratado (+16,81%) e 9,81 bilhões de anidro (-4,88%).

A produção quinzenal de etanol de milho representou 16,31% do biocombustível fabricado no Centro-Sul, atingindo 327,43 milhões de litros – aumento de 31,08%. No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 4,13 bilhões de litros – avanço de 27,35% na comparação com igual período do ano passado.

Compartilhar

Episódio 27: Como a tecnologia está transformando as fábricas de açúcar?

Episódio 25: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Captura e armazenamento de carbono pode criar nova fonte de receita para usinas de etanol, afirma Fundag

Presidente da fundação destaca potencial do CCS para transformar o CO₂ da...

DestaqueÚltimas Notícias

Pindorama projeta crescimento de até 10% na moagem e quase dobra produção de etanol de grãos na safra 2026/27

Cooperativa prevê avanço na safra 2026/27 impulsionado pelos investimentos no campo e...

Últimas Notícias

Etanol amplia vantagem frente à gasolina e garante economia de até R$ 80 por abastecimento

Competitividade do etanol atinge o maior patamar dos últimos oito anos, segundo...

Últimas NotíciasDestaque

Proteínas de bactérias podem aumentar em até 30% rendimento do etanol de segunda geração

Cooperação internacional de pesquisa pode solucionar gargalo de produção de biocombustíveis 2G...