Home Destaque São Martinho inaugura nova Biofábrica para produção de Trichogramma
DestaqueÚltimas Notícias

São Martinho inaugura nova Biofábrica para produção de Trichogramma

Nova Biofábrica de Trichogramma reforça o compromisso da São Martinho com a sustentabilidade, eficiência e inovação (Divulgação)
Compartilhar

Com investimento de R$ 15 milhões, a biofábrica inaugurada na Unidade São Martinho, em Pradópolis (SP), produz microvespas para controle biológico de pragas, substituindo o uso de defensivos químicos por soluções naturais

A São Martinho, uma das maiores empresas sucroenergéticas do mundo, acaba de dar um salto em sua estratégia de agricultura sustentável com a inauguração de sua nova Biofábrica de Trichogramma, localizada em Pradópolis (SP). Pioneira no segmento, a iniciativa fortalece o Manejo Integrado Total (MIT), que combina tecnologia, ciência e responsabilidade ambiental, reforçando o compromisso da Companhia com inovação, sustentabilidade e eficiência.

Com investimento de R$ 15 milhões, a nova estrutura de 3 mil m² foi projetada para atender mais de 400 mil hectares, considerando três aplicações por ciclo. O complexo conta com uma equipe altamente qualificada, formada por mestres e doutores, assegurando padrões de excelência e rigoroso controle de qualidade para as quatro unidades da empresa.

A nova biofábrica tem como objetivo a produção em larga escala da microvespa Trichogramma galloi, que atua no controle biológico da broca-da-cana (Diatraea saccharalis). A espécie age parasitando os ovos da praga, complementando o trabalho da Cotesia flavipes — outra vespa produzida pela São Martinho há mais de quatro décadas, que atua na fase larval da praga. Ao utilizar um inimigo natural no combate às pragas, essa tecnologia representa uma alternativa sustentável aos defensivos químicos, reduzindo impactos ao solo, à água e ao ar.

O grande diferencial é a produção própria do hospedeiro alternativo Ephestia kuehniella, essencial para o desenvolvimento do Trichogramma. “Somos a única empresa no Brasil com domínio completo dessa cadeia, desde a criação do hospedeiro até a aplicação em campo. Isso contribui para consolidar a São Martinho como protagonista na adoção de biotecnologia voltada ao agronegócio, aliando ciência, tecnologia e sustentabilidade em prol da produtividade, do respeito ao meio ambiente e de um resultado financeiro consistente para a companhia”, destaca Luís Gustavo Teixeira, Diretor Agrícola e de Tecnologia da São Martinho.

Alinhada à estratégia ESG da companhia, a nova biofábrica reforça o compromisso da São Martinho com a sustentabilidade e integra um modelo de manejo inovador, no qual mais de 85% do controle de pragas é realizado por meio de agentes biológicos, reduzindo significativamente o uso de defensivos químicos. Essa abordagem contribui para a preservação do solo, da água e da biodiversidade, além de gerar ganhos operacionais expressivos, como maior eficiência, redução de custos e previsibilidade no processo produtivo. A iniciativa consolida a competitividade do negócio com responsabilidade ambiental.

Com seis biofábricas em operação, a São Martinho consolida sua liderança na produção de agentes biológicos como Cotesia flavipes, Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae. Esses investimentos em controle biológico fortalecem o pioneirismo da Companhia na construção de um agronegócio inovador, produtivo e ambientalmente responsável.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Copersucar se prepara para comercializar e distribuir biometano

A Copersucar está estruturando a criação de um negócio dedicado a atuar...

Jalles
Últimas NotíciasDestaque

Após moagem recorde, Jalles projeta ligeira alta e mais açúcar para 2025/26

Após moagem recorde e prejuízo na safra 2024/25, Jalles projeta aumento na...

Últimas Notícias

Consulta pública sobre queima da palha da cana ameaça empregos no Nordeste

A cana-de-açúcar é uma das atividades que mais geram empregos nos estados...